Câmara de Pirpirituba instala CPI visando cassar ou não vereador faltoso

05 fevereiro
Hermano Simões deixou de comparecer a 17 sessões do parlamento mirim da cidade, denuncia suplente.

A câmara municipal da cidade de Pirpirituba, no agreste paraibano – resolveu durante a sessão de quinta-feira, 3, instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada por três vereadores para apurar os motivos das 17 faltas a sessões cometidas pelo colega vereador Hermano Simões durante o período passado. O autor da ação judicial está sendo o suplente Heronides Victor (Dão), que por sua vez alegou não constar justificativa alguma de Hermano em ata do parlamento.
Os vereadores na sua maioria declararam não votar pela cassação do colega, porém segundo Dão, o caso não compete mais a câmara, e sim a justiça, que julgando o fato comprovado -, o presidente da Casa terá que afastar o vereador de imediato e, anunciar o próximo suplente para a respectiva vaga.
Ainda, de acordo com Dão, Simões perdeu mais de um terço das sessões – o que fere a lei orgânica do município, bem como a constituição federal, lei maior do nosso país.
Já, conforme o vereador-presidente Vanderlan Costa, o vereador acusado se disponibilizará de um prazo de quinze dias para apresentar a sua defesa. E, logo após será feito um relatório que terá um prazo de quarenta e cinco dias para apurá-lo e, em seguida julgá-lo.
A comissão de investigação é formada pelos seguintes vereadores: Assis, Dorinha, e Ronaldinho.
Por Ivanildo Santos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.