Não tem pra ninguem:Instituto Opinião: 70,1% dos pessoenses são a favor da reeleição

11 março
Ao confirmar seu nome pra reeleição, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), já terá um aliado conceitual a seu favor: o próprio instrumento da reeleição.

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, entre os dias 16 e 18 de fevereiro deste ano, ouvindo exatos 936 eleitores, aponta que 70,1% dos pessoenses são favoráveis à reeleição. Ou seja, a oportunidade de escolher se deve manter ou não gestor no cargo, após avaliação de sua administração.

Entre os homens, a aprovação da reeleição, instituída no governo Fernando Henrique Cardoso, chega a 71,1%. O maior índice, no entanto, está entre os jovens de 16 a 24 anos: 80,1% são a favor.

De acordo com a pesquisa, 24,6% dos eleitores pessoenses rejeitam o instrumento da reeleição. Entre estes, o maior índice de rejeição está entre os eleitores de 45 a 59 anos: 28,8% dizem não a um segundo mandato “corrido”.

Comentário nosso: O instrumento da reeleição é, de fato, um direito que o cidadão em manter o que está bom ou excluir o que está ruim. Há de se falar em uso da máquina e beneficiamento pessoal do cargo, uma vez que o gestor vai pra reeleição em pleno gozo de seus direitos como mandatário. De fato, uma brecha na lei, que deveria falar em desincompatibilização, mesmo que temporária. De toda forma, uso da máquina é feito em favor particular, mas também em favor do sucessor. Então, não altera muito. O problema da reeleição está na própria reeleição. O gestor, geralmente, se esforça na primeira gestão a fim de ser reeleito. E, depois, se não tiver cuidado acaba se acomodando, transformando a reeleição em algo propício ao arrependimento.
Silva Neto com Luís Tôrres


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.