Paquistaneses dizem que homem de barba branca em vídeo divulgado pelos EUA não é Bin Laden

09 maio
vídeo divulgado pelos EUA
Um dos vídeos apreendidos durante a operação contra Osama bin Laden divulgados pelo governo dos Estados Unidos está causando polêmica no Paquistão.
Enquanto a Casa Branca afirma que o homem frágil e de barba branca que aparece na imagem é o líder da Al Qaeda, no Paquistão, a afirmação levantou dúvidas.
A imagem foi capa dos jornais no fim de semana e em Abbottabad, a cidade onde Osama bin Laden foi morto, muitas pessoas não ficaram convencidas.
Um homem disse à BBC que a pessoa que aparece no vídeo é seu vizinho, e não Bin Laden. A reportagem da BBC ouviu 50 pessoas em Abbottabad e apenas uma delas disse acreditar que o homem da foto é o terrorista.
Os vídeos foram divulgados no sábado pelo Pentágono. Nos vídeos, o líder da Al Qaeda aparece no seu esconderijo, provavelmente na casa em Abbottabad, no que parece um ensaio de discursos propagandísticos com diferentes atuações e revisões diante da câmera.
Em um deles, Bin Laden aparece sentado em uma cadeira e segurando um controle remoto da TV. Segundo a BBC, a barba do líder da Al Qaeda parece muito mais grisalha neste vídeo do que nos vídeos de propaganda da rede extremista.
Outro vídeo, filmado entre outubro e novembro de 2010, Bin Laden é mostrado usando uma espécie de pequeno chapéu branco e uma túnica branca, enquanto fala diretamente para a câmera, no mesmo estilo dos pronunciamentos em vídeo anteriores do líder da rede extremista.
Não há som no vídeo, mas autoridades do Pentágono afirmam que se tratava de uma mensagem de Bin Laden para os Estados Unidos.
*Com informações da BBC
 Do Uol Notícias Internacional

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.