Guarabira: professores do município paralisam atividades e greve não está descartada

09 junho
O Sindicado dos professores em educação do município de Guarabira realizou na manhã desta quarta-feira (8), na câmara Municipal, uma assembléia no sentido de se tomar uma posição para tentar fazer com que a gestora do município, Fátima Paulino, se sensibilize e pague o piso nacional da categoria. A reunião foi muito participativa e a casa Osório de Aquino ficou completamente lotada.
Assembléia na Câmara Municipal
Assembléia na Câmara Municipal
Ficou decidido que o Sindicato vai tentar, mais uma vez, ouvir o poder público municipal para saber como é que está sendo implantado o piso em Guarabira. Caso nenhuma resposta seja dada, os professores voltaram a paralisar as atividades na próxima quarta (15). Segundo o professor André, há uma possibilidade de acontecer uma paralisação nacional no dia 16. Se for confirmada esta mobilização e o sindicato do município não for atendido, a categoria também não dará aulas na quinta-feira (16).
O professor André disse que é bom que fique bem claro que o sindicato poderia muito bem ter proposto uma greve para este momento, tendo em vista que os professores estão eufóricos, mas é preciso agir com muita responsabilidade já que o bimestre e o semestre estão acabando e eles não querem prejudicar a educação. “Agente não que prejudicar alunos, porque os alunos são os mais prejudicados em movimentos de greve. Agente não está puxando greve, mas infelizmente se continuar essa intransigência e essa falta de diálogo com o poder executivo, infelizmente a greve é o caminho. O último caminho”. Ressaltou ele.
Veja trechos da reunião
Em entrevista ao Portalmidia, a professora Maria José, disse que ouviu um comentário que a prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, teria dito que não estava se importando se a greve seria deflagrada ou não, pois ela e a secretária de educação, Michele Paulino, que são professoras, iriam para as escolas dar aulas.
Sobre esse assunto o presidente do sindicato da categoria disse que não sabe se isso é verídico, mas em sendo verídico isto é lastimável. “Não se preocupar com uma greve, mesmo que eu gestor ou como secretário fosse dar aula, isso é lastimável. A função do gestor e da secretaria é justamente organizar todo o processo educativo e outros que sejam atribuições destas pessoas.” Finalizou ele.
A professora também criticou os vereadores guarabirenses por não terem comparecido à reunião da categoria. Salvo Lula das Molas e Beto Meireles, que compareceram.
André disse que seria até interessante para que elas pudessem vivenciar um pouco o dia a dia de lecionar, que é uma atividade muito pesada, no sentido da exigência e da responsabilidade que devem ter com os alunos.
Juka Martins/Da Redação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.