Ampliando serviços: Hospital Regional de Guarabira cria 12 novos leitos de pediatria

29 março
Crianças de Guarabira e de outros municípios da região do Brejo Paraibano não precisam mais se deslocar para outros grandes centros em busca de atendimento. Para resolver esse problema, que vinha se arrastando há cerca de dois anos, o Governo do Estado criou 12 leitos pediátricos no Hospital Regional de Guarabira, que é referência para 25 municípios da região e atende mensalmente cerca de 3 mil pessoas.
O diretor geral do hospital, Manoel Edson de Andrade, explicou que antes as crianças eram atendidas no Hospital Maria da Luz, da rede privada, mas desde 2010 a unidade de saúde fechou as portas para o atendimento aos usuários do SUS. Os primeiros passos para resolver o problema foram dados com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que disponibilizou dois leitos pediátricos, no entanto, não eram suficientes para atender a demanda.
Sensibilizado com a situação, o Governo do Estado determinou a criação dos 12 leitos pediátricos. Manoel Edson afirmou que o primeiro atendimento é feito na UPA. Se o pediatra perceber que a criança precisa de internação, ela pode permanecer na UPA até 24 horas, mas depois, se for o caso, é encaminhada para o Hospital Regional. “Se o caso não for resolvido nem na UPA e nem no Regional, o paciente será transferido para João Pessoa”, esclareceu o diretor.
Para melhorar o atendimento da população da região do Brejo Paraibano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, inaugurou no final do ano passado 35 leitos para atendimento clínico. Além disso, o hospital dispõe de seis leitos de UTI, 20 leitos para clínica cirúrgica e realiza semanalmente, sempre às sextas-feiras, seis cirurgias eletivas. O hospital realiza mensalmente 180 atendimentos obstétricos e o mesmo total de partos cesarianos e normais.
O diretor do Hospital Regional adiantou que a partir do próximo dia 9, a população do Brejo vai desfrutar de mais um serviço. Trata-se do programa do Governo Federal para a realização de cirurgias oftalmológicas. “A nossa equipe médica já está pronta para atender aos pacientes”, assegurou o diretor.
Assessoria

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.