JP: pesquisa para prefeito de Guarabira aponta Zenóbio com 69% e Josa com 31% dos votos declarados

26 julho

A análise qualitativa da pesquisa realizada pelo Ipespe em Guarabira indica que o candidato Zenóbio Toscano (PSDB) deverá ser eleito até com certa folga, a não ser que a mídia veicule algum fato novo desastroso para sua imagem.
Embora Josa da Padaria (PMDB ) e Zenóbio desfrutem de visibilidade igual, pelo paradigma da abrangência, seu conteúdo qualitativo é essencialmente diferente em termos de rejeição.Aprofundando a análise, os percentuais de conhecimento pessoal de Josa da Padaria e de Zenóbio praticamente se equivalem, em torno de 85%, chegando a 0% em termos de conhecimento “apenas de ouvir falar”. Os votos fechados de Zenóbio expressos pelos 37%, entretanto, são mais que o dobro dos 16% dos votos de Josa.
Na pesquisa estimulada, a intenção de voto de Zenóbio registrou 47% contra 23% de Josa. Se considerarmos somente os votos declarados, excluindo os indecisos e os votos brancos e nulos, Zenóbio alcança 69% dos votos de urna contra 31% de Josa.
Mesmo se, hipoteticamente, os 19% dos eleitores indecisos votassem em Josa, seu resultado, projetados os votos de urna, chegaria a 48% dos votos efetivos contra 52% de Zenóbio. Pelos dados da pesquisa, essa hipótese não se materializaria porque Josa detém exatamente o dobro da rejeição de Zenóbio, respectivamente 36% e 18%, pelo que é mais provável que a maior parte dos eleitores indecisos decida por Zenóbio, tendendo a ampliar sua vantagem. É significativo que a rejeição de Josa foi expressada por 69% dos eleitores que declararam que o conhecem bem. Constata-se que a prefeita de Guarabira Fátima Paulino (PMDB), que está licenciada, não transferiu os aproximadamente 24% da avaliação positiva de sua administração para Josa da Padaria, quando há pouco repassou o poder para o candidato peemedebista. A maioria da população (59%) sente que Zenóbio é o favorito para ganhar as eleições, enquanto Josa obteve 13%, percentual inferior ao registrado na votação espontânea que, como foi dito, é de 16%. O curioso é que uma minoria dos que dizem que vão votar em Josa, na espontânea, acreditam que ele perderá as eleições.
A conclusão que se impõe é que a eleição de Zenóbio para a Prefeitura de Guarabira constitui-se em uma probabilidade e a de Josa da Padaria uma possibilidade teórica. A pesquisa ouviu 500 pessoas nos dias 18 e 19 de julho e se encontra registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o protocolo 00025/2012. A pesquisa é a primeira publicada pelo JORNAL DA PARAÍBA sobre o pleito de 2012 no município.
Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.