Magnata russo pretende transferir consciência humana para robô

21 julho
Um magnata Russo chamado Dmitry Itskov anunciou neste ano sua intenção de desincorporar a consciência humana e atualizá-la com um holograma - uma espécie de avatar - até 2045. Em outras palavras, ele bolou um plano de alcançar a imortalidade, removendo a mente humana da "repressão" física apresentada pelo corpo. Segundo o site Popsci, Itskov enviou uma carta atualmente aos membros da lista dos mais bilionários da Forbes e está oferecendo esta imortalidade aos 1.266 mais ricos do mundo.
"Muitos de vocês que acumularam riquezas com o sucesso de seus negócios estão apoiando a ciência, as artes e caridades. Eu instigo vocês a tomar nota da importância vital de financiar desenvolvimentos científicos no campo da imortalidade cibernética e do corpo artificial", escreveu o magnata na carta. "Tal pesquisa tem o potencial de libertar vocês, assim como a maioria das pessoas em nosso planeta, de doenças, da velhice e até mesmo da morte", completou.
A "Iniciativa 2045" contratou 30 cientistas para ajudar a seguir o objetivo da imortalidade. O primeiro estágio envolve a criação de um sistema de suporte à vida para o cérebro humano, assim como sua conexão com um robô humanoide - uma cópia da pessoa, uma espécie de avatar. O segundo passo possível é a transferência de uma mente biológica a um corpo artificial. O último passo seria o transplante de um cérebro humano a um corpo artificial. A tecnologia do avatar, mesmo no estágio intermediário, pode ser usada por pessoas com limitações físicas ou sensoriais.
"Atualmente vocês investem em projetos que vão lhe dar outro 'bilhão'", escreveu Itskov. "Vocês também têm a habilidade de financiar a extensão de suas próprias vidas à imortalidade. Nossa civilização chegou muito perto da criação de tais tecnologias: não é fantasia de ficção científica. Está em seu poder de ter certeza que esse objetivo será atingido em sua vida", concluiu.

Terra

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.