Uma eleição diferente: deficiente físico é eleito vereador em Pilõezinhos na Paraíba

25 outubro
“Tica” é deficiente desde os dez meses de idade e tem dificuldades para se locomover
Por Juka Martins
O município de Pilõezinhos, com aproximadamente 6 mil habitantes, localizado há 6 Km da cidade de Guarabira, na região do Brejo paraibano, se destacou no último pleito eleitoral pela inacreditável eleição do então candidato a vereador Francisco dos Santos Ricardo Neto, mais conhecido como “Tica”, residente do Sítio Balanço, que além de ter dificuldades de se locomover também não dispunha de recursos financeiros para disputar uma eleição.

Residência do vereador eleito
Por possuir problemas físicos, dificuldades de locomoção e baixa renda, era dificil encontrar uma pessoa que acreditasse na eleição de “Tica”, uma rapaz sonhador, jovem, trabalhador, de muitas amizades, porém sem condições de competir, em pé de igualdade, com os seus concorrentes: uns pleiteando a reeleição e outros tentando se eleger pela primeiras vez, como ele.
Para saber um pouco mais da história deste vencedor, a nossa equipe foi até o Sítio Balanço, distante aproximadamente 10 Km da sede do município. Ao chegarmos na residência da família, logo nos deparamos com dona Maria de Lourdes, mãe de “Tica”, que contou para nós como tudo começou e como a família recebeu a notícia da vitória. Segundo dona Maria de Lourdes, que teve 23 filhos, dos quais criou 19, “Tica” tinha esse sonho desde a infância e sempre falava em ser candidato para que, sendo eleito, pudesse representar o seu lugar e a sua gente.
Ainda de acordo com a senhora Maria de Lourdes, “Tica” nasceu perfeito, mas aos 10 meses de idade, teve problemas de saúde e em consequência disso começou a apresentar uma deficiencia física nos membros inferiores. Ela procurou ajuda médica, mas infelismente não encontrou a cura. O problema se agravou e as pernas do seu filho não se desenvolveram juntamente com as outras partes do corpo. Mesmo com o problema físico, “Tica” sempre foi uma pessoa ativa e muito querida por todos.
Durante os três meses de campanha, como mesmo disse dona Maria, não teve serra que “Tica” não subisse, sempre acompanhado pelo seu irmão Petrônio, que dirigia o Chevette branco, comprado para facilitar o deslocamento e usado para percorrer o município em busca do tão disputado voto. Além da ajuda de Petrônio, “Tica” também contou com as ajudas de outros irmãos que mandavam ajudas financeiras do Rio de Janeiro, para costear as despesas da campanha.

Enquanto conversavamos com dona Maria de Lourdes, que já se mostrava emocionada, o futuro vereador de Pilõezinhos chegava da casa de um amigo, o qual havia acabado de vender o Chevette que tanto o ajudou na caminhada rumo à vitória.
Em entrevista à equipe do Portalmidia.net, “Tica” falou das suas dificuldades e da alegria em conseguir a sua eleição e do seu candidato a prefeito, Nado Mendes. Ele disse que no início teve que resistir às pressões de alguns familiares como a própria dona Maria, sua mãe, que não queria que ele fosse candidato, pois sabia das dificuldades e das limitações. Predestinado a ser vencedor, “Tica” insistiu e após receber o convite de Nado Mendes resolveu registrar a sua candidatura com o número 15123 e partir para a disputa, onde obteve 195 votos, pelo PMDB, e conseguiu um feito impossível para muitos, mas possível para ele.
Ele falou sobre os seus projetos e fez questão de dizer que vai continuar sendo o mesmo de sempre, só que agora com mais condições de poder lutar por dias melhores para o seu povo, na educação, no esporte, na ação social, na saúde, etc. Com relação ao problema físico, “Tica” disse que teve dificuldades, mas isso não foi problema para conseguir a sua eleição.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.