Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal é realizada neste sábado

30 novembro

 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal neste sábado (1º) em todos os municípios paraibanos. A meta é imunizar 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos. Para isso, serão colocados à disposição da população mais de 800 postos espalhados nos 223 municípios do Estado, que funcionarão das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.
De acordo com o Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo, a campanha tem como objetivo eliminar a raiva em cães e gatos, já que existe um protocolo assinado pelo Ministério da Saúde dos países latinos de eliminar a raiva humana transmitida por estas espécies, que são o principal foco da doença no ciclo urbano, até o ano de 2015.
Pelo quarto ano consecutivo, será utilizada Vacina de Cultivo Celular, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura. Também serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha pra cada animal vacinado, possibilitando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações.
Todas as Gerências Regionais de Saúde e o Nível Central, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, estarão de plantão neste sábado, dando suporte aos municípios.  “Esta vacina é destinada apenas para cães e gatos, em bom estado de saúde, a partir de três meses, e não tem contraindicação”, afirmou Assis.
Foram repassados recursos para os municípios paraibanos no valor de R$ 419.704,95 desde julho de 2012, pelo Ministério da Saúde, de acordo com o que dispõe a Portaria Ministerial 2.352, já que se trata de uma ação pactuada junto à tripartite e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva transmitida por cães e do Programa Nacional de Imunização.
Francisco de Assis Azevedo explicou também que a SES já disponibilizou para as Gerências Regionais de Saúde todos os insumos necessários (seringas, agulhas e vacinas) e estas repassaram o imunizante para os municípios. Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 650 mil doses de vacina e seringas.
[B]Dados[/B] – Este ano, até o mês de outubro, a SES não registrou nenhum caso  de Raiva Animal na Paraíba. Ano passado foi registrado um caso em morcego e oito em bovinos, onde a principal fonte de infecção é o morcego hematófago. A Paraíba não registra caso de raiva humana há 13 anos. O último caso da doença em humanos foi em junho de 1999.
[B]A doença[/B] – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.
A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contraindicação.
A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e os gatos.
Secom/PB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.