Restaurantes não poderão mais ratear os 10% de gorjeta

22 novembro

CAIXA PRÓPRIO 
Restaurantes não podem mais ratear os 10% de gorjeta que seus clientes dão aos garçons. A decisão é do TST (Tribunal Superior do Trabalho). A corte deu razão a um empregado que cobrava diferenças salariais relativas à caixinha que recebia e que era dividida com outros funcionários e até com o sindicato da categoria.  
CAIXA 2

O funcionário trabalhava no hotel Convento do Carmo, um dos mais luxuosos de Salvador. Perdeu a ação na Justiça baiana, que reconheceu que um acordo coletivo de trabalho permitia o rateio dos 10% de taxa de serviço. O TST, no entanto, disse que tais acordos "encontram limites" na Constituição e não podem violar direitos "não sujeitos à negociação coletiva".  
CAIXA 3 
Um dos argumentos usados na decisão é de que a gorjeta é forma de reconhecimento pelo bom serviço prestado.  
AGENDA 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai pedir em breve encontro com o novo secretário de Segurança de SP, Fernando Grella. Os dois são amigos. 
EM CASA 
Descendentes de libaneses, o prefeito Gilberto Kassab (PSD-SP) e seu sucessor, Fernando Haddad (PT-SP), se encontraram em Paris com o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati. Falaram sobre a possibilidade de reativação de uma linha aérea direta entre São Paulo e Beirute, suspensa há mais de uma década.  
EM CASA 2
  Os dois prefeitos falaram também sobre a criação de um centro cultural Brasil-Líbano na Vila Mariana.
 FolhadeSP.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.