Jacaraú: assaltantes usam tecnologia para roubar dinheiro de caixa eletrônico

27 dezembro

Crime foi detectado pela central do banco em Brasília, após o sistema ser invadido por ação de hackeres


 
Foto: Objetos apreendidos no interior do banco Créditos: PM da Paraíba
A Polícia Militar da Paraíba está investigando um novo tipo de roubo a caixas eletrônicos de bancos, no interior do Estado. Um caixa eletrônico do Banco do Brasil da cidade de Jacaraú (distante 101,8 da Capital, no Litoral Norte), foi violado na terça-feira (25) se uso de explosivos. O crime foi detectado pela central do Banco do Brasil em Brasília (DF). Hackeres invadiram o sistema da agência com uso de equipamentos eletrônicos.
De acordo com o capitão Alberto Filho, comandante do policiamento militar da cidade de Mamanguape, o gerente da agência recebeu a informação da central que um dos terminais eletrônicos tinha sido invadido por um vírus instalado a partir de “um sofisticado equipamento”.
A Polícia Militar foi acionada e quando chegou em frente à agência de Jacaraú encontrou dois homens em um veículo em atitude suspeita. Eles foram abordados pelos PMS e liberados, já que não foram encontradas provas ou nenhum indício do crime.
“Os policiais entraram na agência, mas não encontraram nenhum sinal de arrombamento, nem equipamentos utilizados para explosão. Porém, uma inspeção mais minuciosa encontrou fios do caixa rompidos e alguns equipamentos de informática deixados no local”, comentou o capitão.
Ele ainda informou que os criminosos “cortaram os cabos de dados do caixa eletrônico, conectaram os adaptadores externos”. Segundo a PM, com ess ação os criminosos passaram a controlarar o caixa eletrônico a partir de comandos de um teclado wireless. Com um pen drive contendo vírus, os criminosos determinavam que a quantia em dinheiro que o caixa liberasse, como se estivesse sendo efetuando um saque normalmente. “Desta forma, não precisaram explodir o caixa. Todo dinheiro seria liberado sem qualquer problema”, contou o capitão Alberto.
Os policiais desconfiaram dos homens que foram abordados em frente à agência e saíram em perseguição da dupla até a cidade de Montanhas, no estado do Rio Grande do Norte. Eles conseguiram fugir e se tornaram os principais suspeitos do crime.
“Um caso semelhante ao de Jacaraú ocorreu no Rio Grande do Norte. Temos fotos dos homens, placa do veículo da dupla e dados pessoais deles. Vamos esperar as imagens de circuito de segurança do banco para confrontar com as nossas informações”, frisou o policial.
Foram apreendidos, um mini teclado wireless modelo VLC 02T frequência 2,4 GHz; mini hub 2.0 modelo hb 201 marca Niewlink, com quatro portas de acesso ( adaptado para conexão direta para cabos de dados de caixa eletronicos) e um pen drive de 4 gigabytes.
A PM não revelou qual a quantia sacada dos terminais de caixa eletrônico na agência do Banco do Brasil de Jacaraú.
Portal Correio

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.