Síria: dezenas morrem em ataque aéreo enquanto faziam fila em padaria

23 dezembro

Moradoras de Halfaya disseram que estimam 90 mortos no bombardeio


Tumulto em frente à padaria onde houve um ataque
Foto: Reuters
Tumulto em frente à padaria onde houve um ataque Reuters
BEIRUTE - Dezenas de pessoas foram mortas e feridas neste domingo em um ataque aéreo do governo sírio que atingiu uma padaria onde uma multidão fazia fila para comprar pão neste domingo, relataram ativistas. Se confirmado, o ataque em Halfaya, cidade na área central da Síria que foi tomada pelos rebeldes na semana passada, será um dos piores ataques na guerra civil do país.
"Não há como saber quantas pessoas foram mortas. Quando eu cheguei lá, só conseguia ver pilhas de corpos espalhados pelo chão. Havia mulheres e crianças", disse o ativista Samer al-Hamawi, da cidade de Halfaya, onde ocorreu o ataque. "Também há dezenas de pessoas feridas".
Moradoras de Halfaya disseram à Reuters que estimam 90 mortos. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo baseado na Grã-Bretanha com uma rede de ativistas na Síria, contou 60 mortos.
Halfaya foi capturada por rebeldes na semana passada como parte de uma campanha de expansão para novos territórios na revolta de 21 meses contra o presidente Bashar Al-Assad. Outro ativista afirmou que moradores estavam analisando os corpos e determinando quais estavam feridos e quais estavam mortos.
Hamawi, que falou por meio do Skype, enviou um vídeo da cena, que mostra dezenas de corpos cobertos por poeira alinhados próximo a uma pilha de destroços, ao lado de uma construção de concreto com paredes enegrecidas. O som de pessoas gritando podia ser ouvido no vídeo, enquanto alguns homens corriam para a cena em motocicletas e alguns moradores se afastavam, mancando. A autenticidade do vídeo não pôde ser imediatamente verificada.
O governo restringe o acesso da mídia na Síria. Ativistas disseram que mais de mil pessoas estavam fazendo fila na padaria. Falta de combustíveis e farinha tornaram a produção de pão errática ao longo do país, e as pessoas geralmente esperam horas para comprar pão. A organização baseada em Nova York Observatório dos Direitos Humanos condenou ataques militares aéreos a padarias mais cedo neste ano, argumentando que em alguns incidentes os militares não estavam usando precisão suficiente para mirar bases rebeldes e em outros casos, podem ter atingido civis conscientemente. Ativistas dizem que mais de 44 mil pessoas foram mortas em 21 meses, desde que começaram os protestos contra o presidente Bashar al-Assad.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.