Ministro acata pedido obrigatório exame de oximetria

30 janeiro

Ministro da Saúde acata pedido de Manoel Junior e torna obrigatório exame de oximetria gratuito em recém-nascidos. Indicação foi encaminhada ao ministro e recebeu parecer favorável

 Ministério da Saúde acatou o pedido de Manoel Junior [oficializado por meio da Indicação INC 2375/12], para tornar obrigatória a realização gratuita do exame de oximetria em recém-nascidos.
 A indicação foi encaminhada ao ministro Alexandre Padilha (PT) e recebeu parecer favorável da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e da Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde.
 A oximetria é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue. O procedimento deve ser realizado antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.
 A técnica além de contribuir para o diagnóstico precoce de problemas cardíacos auxilia ainda, na avaliação da eficácia de manobras de reanimação. “Sem sombra de dúvidas, a oximetria é de fundamental importância para todos os recém-nascidos e vai resultar em ganho para o sistema de saúde público como um todo”, disse Manoel Junior.
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 1.000 crianças nascidas vivas, uma média de oito apresentam algum tipo de cardiopatia congênita, necessitando de cuidados médicos específicos. 
Assessoria de Manoel Júnior

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.