Acusações de assédio, faz líder Católico renunciar.

25 fevereiro

Após acusações, líder da Igreja Católica da Escócia renuncia. Cardeal era acusado de assédios sexuais nos anos 80. De acordo com o Vaticano, ele está buscando conselhos legais.


Cardeal Keith O'Brien após uma reunião com cardeais em 2005 no Vaticano
Foto: GIULIO NAPOLITANO / AFP
Cardeal Keith O'Brien após uma reunião com cardeais em 2005 no Vaticano GIULIO NAPOLITANO / AF.
MADRI - Após acusações sobre atos inapropriados, o líder da Igreja Católica na Escócia, Keith O'Brian foi destituído de suas funções após pedir renúncia. Inicialmente, o religioso negou as denúncias, e um comunicado disse que ele estava buscando conselhos legais. No entanto, o Vaticano anunciou nesta segunda-feira que o Papa Bento XVI aceitou a abdicação de O'Brian, acusado por três religiosos de assédios sexuais nos anos 80. Em nota divulgada pela Igreja na Escócia, o escocês disse que não queria atrair a atenção da mídia durante o conclave.
- Não vou me unir pessoalmente a eles (ao resto dos cardeais) no conclave. Não desejo que atenção da mídia foque em mim, e não no Papa Bento XVI e em seu sucessor.
O comunicado não cita quais seriam as causas que levaram a renúncia de O'Brian. No entanto, analistas do jornal “El País” afirmam que uma leitura mais detalhada do texto mostra que a decisão de saída do religioso pode ter vindo do Papa. A nota diz que o escocês pediu renúncia meses atrás, e que o Pontífice aceitou a solicitação em 13 de novembro de 2013, mas com “efeito posterior”.
A data da saída de O'Brian estava marcada para 17 de março, coincidindo com seu aniversário. No entanto, Bento XVI decidiu que a renúncia começava a valer a partir desta segunda-feira (25 de fevereiro).
O Globo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.