Seca na PB faz família matar tamanduá e congelar.

26 fevereiro

Seca na Paraíba faz família matar tamanduá e congelar carne: 'É para comer', diz jovem caçador

Seca na Paraíba faz família matar tamanduá e congelar carne: 'É para comer', diz jovem caçador
Uma cena chocante foi presenciada, na manhã desta segunda-feira (25), pelo padre Djacy Brasileiro, que vem registrando nas redes sociais os efeitos da seca no inteiror da Paraíba, enquanto realizava suas caminhadas diárias em torno das áreas atingidas pela escassez de água.
O pároco flagrou no sítio Pé de Serra, localizado no município de Pedra Branca (distante a 445 quilômetros de João Pessoa, no Sertão paraibano), o momento em que um jovem de uma família, matou um tamanduá (adulto) e arrancou sua pele. Quando perguntado pelo padre o motivo de sua atitude, o caçador lhe informou: “É para comer padre”.
Angustiado com a situação, Djacy Brasileiro retornou a residência da família no início da noite desta segunda-feira (25), e conferiu que a carne do animal estava guardada em pedaços na geladeira e, realmente, serviria para alimentação dos cerca de cinco integrantes da família.
“São pessoas paupérrimas. A situação é realmente dramática”, narrou o padre. Que continuou: “Não é sensacionalismo, é fato constatado por quem vê de perto. O clamor é grande”, concluiu.
Nesta terça-feira (26), o padre Djacy Brasileiro pretende levar uma cesta básica para a família. Ele informou que recebe doações, podendo contribuir com o auxílio na alimentação das pessoas que se encontram em situação crítica.
Na Paraíba, a seca se prolonga e a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê chuvas nos próximos meses abaixo da média histórica. São 198 municípios que decretaram estado de calamidade por conta dos efeitos da estiagem. O monitoramento da Aesa também indica 20 mananciais (entre açudes e barragens) com menos de 10% de suas capacidades totais de armazenamento.
O município de Pedra Branca tem uma população estimada em 3.721 habitantes. Sua área territorial de 194 km quadrados.
Da Redação com portal correio
 
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.