Polícia Civil desarticula quadrilha suspeita de clonar cartões

23 maio

Polícia Civil desarticula quadrilha suspeita de clonar cartões de crédito na PB e vereador é preso em JP.

Polícia Civil desarticula quadrilha suspeita de clonar cartões de crédito na PB e vereador é preso em JP  
A Polícia Civil desencadeou nas primeiras horas desta quinta-feira (23) a Operação Firewall Cerca de 150 policiais civis cumprem desde as primeiras horas mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito na Paraíba. De acordo com o delegado Wagner Dorta, até as 6h15 haviam sido presas pelo menos nove pessoas. Uma impressora para confecção de cartão de crédito foi apreendida. Um vereador de uma cidade do Brejo do estato suspeito de envolvimento no esquema foi preso. Ao todo, são investigadas 18 pessoas.
A Operação Firewall - uma referência aos crimes eletrônicos que o bando praticava - está sendo realizada, além de João Pessoa, nas cidades de Patos, no Sertão do estado, e Belém, no Brejo paraibano. Os prejuízos causados pela quadrilha são milionários, ainda de acordo com Wagner Dorta. Lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, receptação e formação de quadrilha são alguns dos crimes de que o bando é suspeito. Segundo Wagner Dorta as investigações sobre a ação da quadrilha começaram há cerca de oito meses. A ação da polícia acontece em vários bairros de João Pessoa.
O vereador da cidade de Serra da Raiz (Agreste paraibano), Jean Teixeira, foi preso na madrugada desta quinta-feira (23), durante a Operação Firewall. Além dele, outras dez pessoas foram presas acusadas de integrar uma quadrilha de falsificadores de cartões de créditos. O vereador estava indo pra cidade de Belém ( Brejo), quando a polícia interceptou o carro dele e o prendeu".
O grupo causou rombo de mais de R$ 1 milhão a estabelecimentos comerciais na Paraíba. A operação ocorre nas cidades de Patos (Sertão) e Belém ( Brejo).
De acordo com o delegado da Polícia Civil Gustavo Carlleto, a investigação vinha ocorrendo há mais de 8 meses, quando empresários e pessoas lesadas pelo grupo denunciaram o caso as autoridades policiais.
“A quadrilha instalava um aparelho chamado chupa cabra em caixas eletrônicos e em máquinas instaladas nos postos de combustíveis e supermercados. Quando a pessoa passava o cartão magnéticos o nesses locais, o aparelho captava as senhas e os números dos cartões. Daí, eles clonavam os documentos”, comentou o delegado.
Até as 6h30, os policiais apreenderam documentos falsificados e equipamentos utilizados na clonagem de cartões de créditos, impressoras e aparelhos de televisores na casa do vereador no bairro dos Bancários, na Capital. Os presos foram encaminhados para a Central de Polícia em João Pessoa. Um entrevista coletiva será realizada na manhã desta quinta (23), na Capital.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.