‘Jampa Digital’: Globo diz uma coisa e empresa diz desconhecer...

23 julho

Globo diz que PF indiciou 23 pessoas em inquérito do ‘Jampa Digital’. Em nota, a assessoria de imprensa da empresa Ideia Digital afirmou desconhecer o relatório da Polícia Federal.

Digital
Reportagem do Jornal da Globo, nesta sexta-feira (19), afirma que a Polícia Federal indiciou 23 pessoas ao final do inquérito instaurado para apurar denúncias de irregularidades no ‘Jampa Digital’, programa criado pela Prefeitura de João Pessoa, em 2009, para ofertar internet gratuita em algumas áreas da cidade.
A TV Globo diz ter tido acesso com exclusividade à conclusão do trabalho da PF, que teria identificado superfaturamento de R$ 1,6 milhão na licitação que resultou na contratação da Ideia Digital. Outra empresa teria recebido R$ 1,1 milhão da Ideia e repassado parte do dinheiro ao publicitário Duda Mendonça, responsável pelo marketing da campanha do governador Ricardo Coutinho, em 2010. Duda Mendonça é um dos indiciados.
O advogado do publicitário, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que lamenta que seu cliente tenha sido indiciado e assegurou que Duda agiu dentro da lei. Ele frisou que o indiciamento representa somente a impressão do delegado e é um nada jurídico.
Ao lado de empresários e servidores públicos, o vice-governador Rômulo Gouveia também foi indiciado, de acordo com a reportagem da Globo.
A assessoria do Governo da Paraíba disse que Rômulo Gouveia já prestou todos os esclarecimentos sobre o caso e que ele não se envolveu no processo licitatório ou de execução do projeto. À época, Rômulo era deputado federal pelo PSDB.
O Jornal da Globo ainda revelou que a Polícia Federal encaminhou a investigação ao Ministério Público Federal e recomendou que sejam apuradas as participações no esquema do governador Ricardo Coutinho, de dois deputados federais, que não tiveram os nomes revelados, e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que era secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa na época em que o programa foi anunciado. Todos têm foro privilegiado.
A assessoria de imprensa do governo da Paraíba desconhece que o inquérito tenha citado o governador Ricardo Coutinho e que ele não foi notificado. Segundo a assessoria, as empresas investigadas não foram doadoras da campanha e as contas relativas às eleições de 2010 foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.
Em nota, a assessoria de imprensa da empresa Ideia Digital afirmou desconhecer o relatório da Polícia Federal e o indiciamento dos proprietários.
Também em nota, a assessoria do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirma que a licitação que resultou na contratação da Ideia Digital foi conduzida pela Secretaria de Administração do município. Portanto, Aguinaldo não licitou, contratou ou pagou essa empresa na época. Aconteceupb

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.