Pela transposição, moradores no Sertão vão fechar a BR-230

19 agosto

Pela transposição, moradores no Sertão vão fechar a BR-230 nesta segunda-feira.

Depois do anúncio de reforço no racionamento de água na cidade de Sousa está programada para esta segunda-feira (19), uma mobilização na BR-230 e rodovias da região do município. As estradas serão bloqueadas e os manifestantes vão cobrar agilidade nas obras da transposição do Rio São Francisco.
A população de Sousa começou a enfrentar um racionamento de água mais rigoroso e o fornecimento seguirá um rodízio que levará água para as torneiras somente durante quatro dias por semana.
Um dos líderes do movimento, o agricultor Francisco Honorato Filho, revelou que a mobilização deve ter início nas primeiras horas do dia e vai representar um grito de alerta do povo sertanejo, que sente na pele as marcas da estiagem. A atividade prevê que além da BR-230, outras localidades serão bloqueadas na região de Sousa, a exemplo das entradas das cidades de Aparecida, São José da Lagoa Tapada, Uiraúna, bem como estrada da Rodovia da Produção.
Os manifestantes exigem que o Governo Federal acelere as obras do Rio São Francisco para que os municípios do Sertão da Paraíba possam receber água e amenizar o problema da seca e do racionamento. “Imagine o nosso prejuízo na agricultura e com o racionamento, corremos o risco de não ter água para beber, nem tomar banho”, desabafou o líder do movimento, que lamentou também o baixo índice de capacidade de abastecimento do Açude de São Gonçalo, com apenas 31,6%.
Os agricultores do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, e moradores das cidades de Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Nazarezinho, Marizópolis e São José da Lagoa Tapada também confirmaram a participação no protesto.
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.