Pernambuco em alerta por conta da greve.

17 maio

Pernambuco registra 40 homicĂ­dios, 897 roubos e 348 furtos em dois dias de greve da PM

Nos dois dias de greve dos agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ocorrida entre 14 e 15 de maio, foram registrados 40 homicídios, 897 roubos e 348 furtos em todo o estado de Pernambuco. O balanço foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (16), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campos das Princesas, na qual participaram o responsável pela coordenação das tropas do Exército e Força Nacional, coronel Jesus Corrêa, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o governador João Lyra, e o secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez.

Mesmo com o tĂ©rmino do movimento grevista, as autoridades ressaltaram que os 1.200 homens das tropas do ExĂ©rcito e Força Nacional continuarĂŁo a reforçar a segurança pĂşblica no Interior e na RegiĂŁo Metropolitana do Recife (RMR). Entretanto, esse prazo pode ser diminuĂ­do ou atĂ© mesmo prorrogado, o que vai depender da decisĂŁo do governador JoĂŁo Lyra. “As tropas vĂŁo continuar no Estado atĂ© o dia 29, podendo ou nĂŁo regressar mediante pedido do Governo. A probabilidade Ă© que esse prazo seja adiantado, mas independente disso, vamos continuar com o objetivo de retomada da ordem”, disse Vásquez.

Sobre as investigações que podem culminar ou nĂŁo com a aplicação de punições aos membros da corporação, o secretário de Defesa Social informou que os casos serĂŁo analisados. “Estamos consolidando as informações e todos os danos que foram causados. A Justiça Militar vai apurar e avaliar os casos”, pontuou Alessandro Carvalho. O gestor nĂŁo mensurou prazos para conclusĂŁo das investigações.

O governador falou sobre as investigações que estĂŁo identificando os autores de saques e furtos registrados em diversas regiões de Pernambuco. " Vamos investigar e prender os envolvidos nesses episĂłdios. Inclusive, existem imagens que vĂŁo nos ajudar a identificar os transgressores. A ausĂŞncia da polĂ­cia nas ruas nĂŁo quer dizer que Ă© permitido promover a baderna,” explanou. Ainda segundo Lyra, 200 pessoas estĂŁo presas acusadas de furto ou receptação de produtos roubados, cuja penas para estes tipos de delitos variam de um a cinco anos de detenção.

A greve da PM e do Corpo de Bombeiros causou um clima de insegurança e trouxe o caos para várias cidades do Estado. Só na RMR, mais de 230 pessoas foram detidas, sendo 102 em flagrante. Dentre os delitos registrados estão: furtos, roubos, perturbação do sossego, porte ilegal de arma de fogo, dano qualificado, entre outros.

A paralisação foi encerrada após uma reunião entre os líderes do movimento e representantes do Governo, na noite da quinta-feira (15) - mesmo com a maioria dos manifestantes estando contrários a decisão. As atividades foram retomadas nesta sexta.
Fonte: Mais PB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.