Seleção Brasileira já teve dez paraibanos

09 maio

A Seleção Brasileira está convocada. A relação divulgada para a disputa da Copa do Mundo de 2014 será disputada no Brasil entre 12 de junho e 13 julho. O paraibano Givanildo Vieira de Souza, de Campina Grande, é um dos relacionados pelo treinador Luis Felipe Scolari. Assim como Hulk outros nomes paraibanos já vestiram a camisa verde e amarela, sendo que o santarritense Mazinho foi campeão mundial em 1994, nos Estados Unidos. Já passaram pela canarinha:  Índio, Assis Paraíba, Rinaldo, Durval, Júnior, Marcelinho Paraíba, Fábio Bilica e Douglas Santos. Falta só o goleiro. Zaga – Bilica, Durval, Douglas Santos e Junior; Meio campo– Mazinho, Assis Paraíba, Rinaldo e Marcelinho Paraíba; Hulk e Índio.


Dos dez paraibanos que já foram convocados para a Seleção Brasileira, o primeiro foi índio, quando o futebol paraibano ainda ‘engatinhava’ passando do amadorismo para o semi-profissionalismo. A Paraíba começava ali a exportar jogadores para outros centros esportivos, tendo Índio como pioneiro. Aloisio Francisco da Luz, o Índio, pode ser considerado o primeiro grande craque paraibano. Ele ainda esteve no futebol espanhol, depois de brilhar no Flamengo-RJ, Corinthians-SP e fez parte da Seleção Brasileira em 1954, na Suíça. Ele também marcou o gol que classificou o Brasil nas eliminatórias na vitória sobre o Peru para a Copa do Mundo de 1958.

O meia Assis Paraíba, natural de Campina Grande, se destacou pelo Treze na década de 70. Vindo de uma família envolvida no futebol profissional, como os irmãos Zé Lima e Lima, que defenderam os principais clubes paraibanos, Assis Paraíba ao deixar o Treze foi defender o Tiradentes, que na época era a grande sensação du futebol nordestino. Depois Assis Paraíba foi para o Sport Recife, onde chegou a fazer parte da Seleção Brasileira de 1979. Ele jogou três temporadas no futebol da Arábia Saudita. 

Outro paraibano convocado para a Seleção Brasileira foi o meia Rinaldo. Natural de Campina Grande ele foi revelado pelo Campinense jogou peloSanta Cruz-PE e depois se transferiu para o São Paulo, tendo jogando ainda no Fluminense.

 O paraibano Mazinho, que nasceu na cidade de Santa Rita, no dia 08 de abril de 1966, o Iomar do Nascimento, é o maior destaque entre os jogadores paraibanos que saíram de um clube da Paraíba para
brilhar no futebol profissional. Revelado pelo Santa Cruz, na década de 80, Mazinho passou pela Seleção Paraibana júnior e com 16 anos se transferiu para o Vasco da Gama, onde conquistou vários títulos até sercampeão do Mundo pela Seleção Brasileira, nos Estados Unidos, em 1994.
Leovegildo Lins Gama Júnior, nasceu no dia 29 de junho de 1954, na cidade de João Pessoa. Destaque no Flamengo e Seleção
Brasileira, ele nunca jogou nos clubes paraibanos, já que foi morar no Rio ainda criança. Jogou como lateral-esquerdo/meio-campo. Começou jogando na praia, nas areias de Copacabana. Aos 18 anos foi indicado a Modesto Bria, que dirigia as divisões de base na Gávea. Lateral direito, em 1976 estava na Seleção olímpica que disputou os jogos de Montreal. Lá, o técnico Cláudio Coutinho o aproveitara também no meio-campo. 


Nascido em 17 de maio de 1975, Marcelinho Paraíba, defendeu o Olympique de Marselha (França), Hertha Berlim (Alemanha) Santos,Rio BrancoSão Paulo (SP), Paraguaçuense (SP) e Grêmio (RS).

Mas, sua história no futebol começou no Campinense, onde foi revelado nas categorias de base. Filho de Pedro Cangula, que marcou época no clube de Campina Grande, Marcelinho foi eleito o melhor jogador da temporada na Alemanha em pesquisa realizada pela revista Kicker entre 232 profissionais do Campeonato Alemão. 

O zagueiro Fábio Bilica, nasceu em Campina Grande, mas seu primeirocontrato profissional foi no Vila Branca de Solênea, que durante muitos anos disputou o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão. Bilica foi negociado com o Vitória da Bahia e depois vendido para o futebol estrangeiro. “Indescritível e na hora de ouvir o hino nacional do meu País, passa um filme na mente você representado mais de 180 milhões de pessoas num só objetivo vencer”, disse através do facebook, o zagueiro Bilica, que está atuando no  Elazingsport  da Turquia, primeira divisão. Natural de Campina Grande ele foi convocada para todas as categorias passando pela Sub 15 Sub 18, Sub 21 e principal, quando foi chamado por Wanderley Luxemburgo. 

Nasceu em Campina Grande, 25 de julho de 1986 e atua como atacante, mas começou a carreira como lateral. Atualmente joga pelo Zenit São Petersburgo. Nunca tendo sido prestigiado no Brasil, Hulk deixou o Vitória com apenas 18 anos e fez carreira no Japão, precisamente no Kawasaki Frontale, Tokyo Verdy e Consadole Sapporo. Hulk ainda se destacou no futebol português, defendendo o Porto, em 2008. 

O zagueiro Durval é natural de Cruz do Espírito Santo. Sua carreira começou no Confiança de Sapé-PB, mas se profissionalizou no Unibol de Pernambuco, nas categorias de base, levado pelo seu

conterrâneo Euflasio, que atuou pelo Auto Esporte na década de 80. Depois atuou pelo Botafogo de João Pessoa. Durval ainda jogou no, Brasiliense, Atlético Paranaense, Santos-SP e joga no Sport Recife.

Douglas Santos, lateral-esquerdo, 19 anos, paraibano de João Pessoa. Ele defende o Benfica, no futsal e depois se transferiu para o Náutico, para atuar a base timbu e com passagem nos juniores da Seleção Brasileira. Ele foi convocado por Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia. Atualmente o paraibano está jogando no Granada, da Espanha. 

  

Por Franco Ferreira 
Soesporte.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.