O 'ba fá fá' na Política Paraibana

27 junho

AGORA, O PMDB, COMO UM MENINO REVOLTADO, QUE NÃO SABE ADMITIR UM ERRO, TENTA MOSTRAR UMA FORÇA QUE JÁ NÃO TEM MAIS.

A candidatura própria do PMDB, a essa altura do campeonato, soa como um blefe. Se realmente quisesse partir para disputa com um nome na cabeça de chapa, tinha fortalecido de forma uníssona o nome de Veneziano Vital do Rêgo, durante todo o tempo que podia. Tinha, ao longo dos últimos meses, motivado prefeitos, pretensos deputados estaduais e federais, militantes apaixonados. Afinal, estamos falando do maior partido da Paraíba. Atraiu o PT, mas não foi habilidoso para eliminar divergências e preparar um terreno harmonioso e forte, seguir junto e até atrair outras legendas, como PSC e PR. Veneziano é um herói dessa batalha perdida pelo PMDB. Sai fragilizado porque foi traído dentro da própria legenda. Na carta, na qual anunciou a retirada da pré-candidatura, fala em “infidelidade” de colegas de partido.
Ninguém pode negar que ele suportou como um grande guerreiro os bombardeios. Agora, o PMDB, como um menino revoltado, que não sabe admitir um erro, tenta mostrar uma força que já não tem mais. Tenta inventar uma candidatura própria do senador Vital do Rêgo (PMDB) que também está sob suspeita. Uma forma de revidar o golpe astuto e sagaz do PT e pressionar a direção nacional do Partido dos Trabalhadores a forçar uma volta da legenda à aliança desfeita. Vitalzinho tem força e influência para isso, afinal, é de presidente das duas CPIs que investigam irregularidades na Petrobras. Nesse caso, a última alternativa é lutar para que o PT paraibano sofra uma intervenção. Isso não é algo impossível.
Se isso não acontecer, a chapa com Vitalzinho, como candidato a governador, e Roberto Paulino, para a vice, foi feita para cumprir tabela porque ninguém tem nada a perder com o fracasso. Aliás, quem do PMDB arrisca ser o candidato ao senado numa chapa puro sangue? Manoel Júnior? Não. Porque quem entrar corre muitos riscos. Então, pode esperar. Se sair num voo solo, vai para o sacrifício. Mas, todo mundo sabe, que o PMDB não tem esse perfil. Então, pode esperar, daqui para domingo, antes da convenção, o partido desfaz esse blefe e aceita uma aliança com o PSDB ou com o PSB/PT. Ou as duas coisas, afinal, tem para todos os gostos dentro do partido. É a única maneira de sobreviver, tentar juntar os cacos.
Por:Polêmica Paraiba

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.