TRE multa internauta por postar pesquisa sem registro.

19 agosto

TRE-PB multa internauta em R$ 80 mil por publicar no Facebook pesquisa sem registro.

A juĂ­za auxiliar da propaganda, Niliane Meira Lima, condenou, na tarde desta segunda-feira (18), o internauta JĂşnior Belchior ao pagamento de multa no valor de R$ 80 mil por divulgar pesquisa eleitoral irregular nas redes sociais. A magistrada acolheu o pedido do MinistĂ©rio PĂşblico Eleitoral (MPE) e considerou “existĂŞncia de indĂ­cio de que se trata de pesquisa fraudulenta”, determinando que seja instaurado um inquĂ©rito policial para investigar o crime. 
O internauta é irmão do candidato a vice-governador da coligação 'A Força do Povo', o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB).

A ação contra o internauta foi movida pela coligação 'A Força do Trabalho' e referendada pelo Ministério Público Eleitoral, que emitiu parecer favorável à condenação.

Conforme a ação protocolada no TRE-PB, o internauta utilizou seu perfil no Facebook para divulgar o resultado de uma pesquisa supostamente realizada pelo instituto Ibope acerca da sucessĂŁo estadual na ParaĂ­ba. “A autoria da divulgação da pesquisa foi assumida pelo prĂłprio representando em sua contestação quando afirmou que copiou de um site WhatsApp e por ser militante polĂ­tico colocou em rede social quando nĂŁo sabia que se tratava de pesquisa nĂŁo registrada”, observa a juĂ­za em sua decisĂŁo.

Para a magistrada, o internauta deveria saber que o procedimento adotado por ele fere a legislação eleitoral. “O representado sequer trouxe prova de que a pesquisa irregular que divulgou foi obtida de publicação anterior de terceiro; entendo que a multa lhe deve ser aplicada”, ressaltou a juĂ­za Niliane Meira Lima.
Com Portal Correio

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.