Cenário indefinido: campanha para Senador.

30 setembro

Cenário indefinido: campanha para Senador pode ser determinada pelos dois maiores colégios eleitorais da PB.

Cenário indefinido: campanha para Senador pode ser determinada pelos dois maiores colégios eleitorais da PB


Mesmo favorito nas pesquisas de intenção de voto na disputa pelo Senado Federal, o candidato do PMDB, José Maranhão (PMDB) corre o risco de sair derrotado nos dois principais colégios eleitorais da Paraíba que, historicamente, definem as eleições no Estado, são eles: João Pessoa e Campina Grande.

É que ao mesmo tempo em que é apontado como favorito, o peemedebista também é o candidato com maior rejeição, de acordo com os Institutos Ipespe, Souza Lopes e Ibope. Maranhão tem como primeira suplente a deputada federal Nilda Gondim, que por sua vez é mãe do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB).

Com Nilda na primeira suplência, caso Maranhão seja eleito, a Paraíba poderá vivenciar um fato histórico commãe e filho, pela 1ª vez, senadores da Republica no mesmo mandato, já que Maranhão pode, a qualquertempo, se licenciar para dar espaço para Nilda assumir a titularidade por um tempo.

De acordo com o instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, João Pessoa e Campina Grande possuem atualmente, 727 mil 628 eleitores, o que representa 25,66% dos 2 milhões 835 mil 882 eleitores aptos a votar em todo o Estado. Desse total, são 464 mil 139 eleitores em João Pessoa, ou 16,36% do eleitorado estadual e 263 mil 489 em Campina Grande, o que significa 9,29% do eleitorado paraibano.

Na Rainha da Borborema, terra da suplente de Maranhão, é Wilson Santiago (PTB) quem aparece como favorito. Ele tem o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que disputa o Governo e ainda de dez vereadores do parlamento municipal. Wilson assumiu o mandato em 2011 e já contabiliza experiência em seu currículo.

Já em João Pessoa quem desponta na preferência do eleitorado é o petista Lucélio Cartaxo, que tem o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), como seu principal cabo eleitoral.

Com esse cenário, a disputa segue indefinida e a resposta só será revelada no próximo domingo (05). Em 2010 Maranhão era apontado como campeão já no primeiro turno, no entanto foi derrotado à época pelo segundo colocado, Ricardo Coutinho (PSB).

Em 2002 o candidato do DEM ao Senado Federal, Efraim Morais também era apontado como terceiro colocado nas pesquisas e acabou vencendo o pleito à época, desbancando o primeiro e o segundo colocados. 

Historicamente, pesquisas na Paraíba são uma faca de dois gumes. Às vezes confere, outras surpreende. 

Ainda disputam o Senado Federal os candidatos Walter Brito do PTC, Leila Fonseca do PROS e ainda Nelson Junior do PSOL.

VEJA QUEM É QUEM

WILSON SANTIAGO

Wilson Santiago é candidato ao cargo de Senador pela Paraíba pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Natural de PB - Uiraúna, Wilson Santiago tem 57 anos.

JOSÉ MARANHÃO

José Maranhão é candidato ao cargo de Senador da Paraíba pelo PMDB. Nascido no município paraibano de Araruna em 1936, José Targino Maranhão é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. 

LUCÉLIO CARTAXO

Lucélio Cartaxo Pires de Sá é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e desde 2003 exerce o cargo de Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e João Pessoa. Ele é irmão gêmeo do Deputado Estadual Luciano Cartaxo e este ano concorrerá pela primeira vez a um cargo eletivo.

WALTER BRITO

Walter Brito é candidato ao cargo de Senador da Paraíba pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão). Natural da capital paraibana de João Pessoa, Walter Correia de Brito Filho nasceu em 1960 e já exerceu o cargo de Deputado Estadual por quatro mandatos, pela última vez entre os anos de 1994 e 1998. Antes de entrar para o PTC foi filiado ao PMDB e ao PPS.

NELSON JÚNIOR

Natural do município de Macaíba no Rio Grande do Norte, Nelson Aleixo da Silva Júnior nasceu em 1969 e é formado em Psicologia e professor da área na Universidade Estadual da Paraíba.

Iniciou sua carreira política ainda na adolescência como diretor do Grêmio do Lyceu Paraibano. Já foi filiado ao PT por mais de 10 anos, e durante sua militância no PSOL já chegou ao cargo de presidente estadual do partido. Em 2010 concorreu ao cargo de Governador da Paraíba, terminando as eleições derrotado com 12.400 votos.

PROFESSORA LEILA

Professora Leila é candidata a Senadora pela Paraíba pelo Partido Republicano da Ordem Social. É formada em Enfermagem e é professora da UFPB.
 

Com PB Agora 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.