Justiça cassa mandato de prefeito e vice de São Bento

18 novembro
O prefeito de São Bento, Gemilton Souza da Silva (PR) e seu vice, John Lúcio da Silva (DEM), tiveram seus mandatos cassados por decisão da juíza eleitoral da 69ª zona, Vanessa Moura Pereira, por abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social. A ação de  investigação judicial eleitoral havia sido apresentada por Jullys Ramon Rezende Ramalho da Silva acusado o prefeito e o vice de terem sido beneficiados em programas de rádio pagos para anunciar, de maneira antecipada, a candidatura de ambos.
Em um dos episódios citados e cuja gravação foi incluída no processo, durante o programa "John Lúcio - A Voz do Povo", apresentado pelo futuro vice-prefeito na São Bento FM, ele já fazia referência, em janeiro de 2012, à candidatura que seria registrada meses depois e tratava-a como "vitoriosa".
"Na última vitória que a gente teve aqui em São Bento foi com dois porque um não dava, agora eu acho que em 7 de outubro como faz tempo que o DEM não vitoria uma campanha de prefeito e o DEM está na pré-chapa compondo com vice, mas em junho a gente registra. Aí os "Fakes" que estão especulando a respeito da composição da chapa, não precisam ter estresse, basta comprar um remedinho daquele de tarja preta, tomar um pouquinho para se acalmar e aguardar até junho quando a chapa vai ser oficializada e depois compra uma carrada para ficar calmo quem está estressado de maracujina e coisas que valham para suportar a debandada que o DEM vai fazer na urna e na decida depois de 7 da noite, na descida do posto de Paiva para a grande festa que nós faremos na vitória do futuro prefeito Gemilton Souza da qual nós do DEM, fazemos parte da chapa e compartilharemos juntos, estaremos alegres da mesma forma como se tivesse sido possível a nossa candidatura a prefeito". 
No programa do dia 21 de janeiro de 2012, John Lúcio na qualidade de radialista da rádio São Bento FM, assim manifestou no mesmo programa:
"(...)voltando para a eleição municipal, nós aqui temos, uma confluência de 11 partidos e forma o que a gente chama, nessa nossa pré-campanha de "União". O próprio nome já diz o que está acontecendo. Ela é formanda pelo PR como pré-candidato a prefeito; o DEM como pré-candidato a vice-prefeito e uma serie de partidos que hoje tem uma série de pré-candidatos a vereadores lançados: PSDB, PSB, PR PSD com uma clara maioria-vamos dizer- se você for para o legislativo de partidos que compõe a base do governo Ricardo Coutinho e do senador Cássio Cunha Lima. (...) o nosso partido às vésperas de comemorar uma grande vitória e continuar a participar da administração municipal(...).".
Em sua sentença, a juíza citou: "Dos áudios carreados aos autos, extrai-se que durante os meses de janeiro a junho de 2012, o Programa "John Lúcio a voz do povo" foi sistematicamente utilizado para levar ao conhecimento da população a candidatura ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Gemilton Souza e John Lúcio, respectivamente, com intensa participação de populares que faziam uso do espaço para apoiar o projeto político denominado "União". 
A magistrada decretou a perda do mandato eletivo de Gemilton e John, além de aplicar a sanção de inelegibilidade deles para a eleição de 2012 e pelos oito anos subseqüentes. Considerando o resultado do pleito e o desfecho da ação, a juíza ainda decretou que estão nulos todos os votos atribuídos ao prefeito e ao vice, o que impõe a realização de novas eleições, devendo a Prefeitura ser ocupada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Bento (PB) até a posse do novo prefeito.

Willian Santos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.