Éverton Ribeiro se junta a Tardelli e Goulart em aventura asiática - e impõe desafio a Dunga

26 janeiro

Seleção brasileira nunca teve um atleta em atividade na Ásia convocado.


Éverton Ribeiro foi eleito o craque do Brasileirão pela CBF nos dois últimos anos (Paulo Fonseca/Futura Press/VEJA)
O futebol mineiro perdeu mais um de seus craques neste domingo. Depois das vendas deRicardo Goulart, do Cruzeiro, e de Diego Tardleli, do Atlético-MG, para o futebol chinês, Éverton Ribeiro, destaque cruzeirense nos dois últimos títulos do Brasileirão, também foi negociado. O Cruzeiro fechou a venda do meia para o Al Ahli, dos Emirados Árabes, por 9 milhões de euros (cerca de 26,1 milhões de reais). Além de uma grande perda para os clubes mineiros, as saídas de Goulart, Tardelli e Éverton representam um desafio também para o técnico Dunga, que vinha convocando os três atletas com frequência. Até hoje, nunca um jogador em atividade na Ásia foi lembrado para a seleção brasileira. 
Antes de conseguir a contratação de Éverton Ribeiro, os árabes já haviam apresentado uma proposta de 7 milhões de euros (aproximadamente 20,3 milhões de reais), que foi recusada pelo Cruzeiro no início do mês. Na segunda tentativa, no entanto, o atleta, eleito o "Craque do Brasileirão" pela CBF em 2013 e 2014, mostrou empenho em concluir a transferência e abriu mão de uma quantia que teria a receber para facilitar o negócio. O acerto só deve ser oficializado nesta segunda-feira. Éverton, de 25 anos, também tinha propostas do Milan, da Itália, mas a questão financeira pesou e o meia decidiu jogar na fraca liga dos Emirados Árabes. 
Celso Pupo/FotoarenaDunga na convocação da seleção brasileira, nesta quinta-feira, no Rio
Dunga já foi criticado por convocar atletas de ligas menores em sua primeira passagem
​Seleção - Até hoje, a equipe pentacampeã nunca contou com um atleta que atuasse fora dos continenes americano ou europeu. Em sua primeira passagem pela equipe nacional, Dunga chegou a ser criticado por convocar atletas de ligas europeias menores, como a holandesa, a ucraniana ou a grega. Desta vez, no entanto, o treinador deverá ter ainda mais dificuldades para acompanhar o desempenho de Tardelli, Goulart e Éverton Ribeiro, já que as ligas chinesa e árabe não são sequer transmitidas para o Brasil. 
Outro atleta lembrado por Dunga na última convocação e que deixou o país em 2015 foi Kaká. O meia de 33 anos assinou com o Orlando City, dos Estados Unidos, e também jogará as próximas temporadas em um campeonato de menor exigência. Todos eles garantiram que a escolha de trocar de páis não representa uma renúncia à seleção, mas a tendência é que, aos poucos, outros atletas com maior visibilidade sejam testados.
Dunga ainda não se manifestou publicamente sobre as transferências dos quatro atletas e suas chances de serem convocados para o amistoso entre Brasil e França, em Saint-Denis no dia 26 de março. Tardelli foi o dono da camisa 9 da seleção depois da Copa do Mundo e se destacou na vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, em Pequim, em outubro.
Foto 1 / 14
AMPLIAR FOTOS
Brasil e Argentina se enfrentam pelo Superclássico das Américas, no Ninho do Pássaro, em Pequim
Brasil e Argentina se enfrentam pelo Superclássico das Américas, no Ninho do Pássaro, em Pequim - Heuler Andrey/Mowa Press/Divulgação





(Com Gazeta Press)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.