Justiça determina e sucatas próximas ao Parque do Poeta devem ser desapropriadas em até quinze dias

24 janeiro




A ação foi executada pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente. (Foto: Joab Freire)
DSC_0180
Segundo Alcides Camilo, a Prefeitura pediu agilidade do processo que estava tramitando por preocupação com a segurança da Festa da Luz. (Foto: Joab Freire)

Com a aproximação da Festa da Luz no Parque do Poeta, o processo de desapropriação das sucatas que funcionam às margens da Rodovia 073, em Guarabira, teve início na manhã desta sexta-feira (23). A Juíza da 5º Vara, Karina de Oliveira, concedeu imissão de posse à Prefeitura Municipal de Guarabira que passa a ser proprietária do local onde funcionam as 14 oficinas.O documento determina que os proprietários tem até 15 dias para recorrer da decisão, que devem desocupar a área.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alcides Camilo, a Prefeitura pediu agilidade do processo que estava tramitando por preocupação com a segurança da Festa da Luz. “A gente citou sobre a questão de segurança, por que aqui deve acontecer uma festa muito grande , vai ter um fluxo de veículos e por questão de segurança no embarque e desembarque de pessoas”, disse ao Nordeste1.
Alcides ainda afirmou que se os proprietários não tiverem onde armazenar o material de ferro velho, que ocupava todo o acostamento da rodovia, a Prefeitura disponibilizará um local por traz do Distrito dos Mecânicos, próximo ao lixão, para que tudo seja realocado.


DSC_0193
A proprietária Lourdes se emocionou com a situação. (Foto: Joab Freire)

Os proprietários se demonstraram indignados com a decisão da Justiça e reclamaram que não ouve diálogo por parte da Prefeitura. “O ‘pai de família’ é tratado como vagabundo”, desabafou Severino, dono de uma sucata. Ele e sua esposa, Dona Maria de Lourdes, sustentam os oito filhos com o dinheiro que ganham no local.
Ela, emocionada, lamentou que tenha que sair do local. “A nossa vida toda foi aqui, arrumando nosso pão, meus filhos foram criados todos aqui, é a sobrevivência da gente”, desabafou dona Lourdes ela se sentiu incomodada com a presença da polícia no local. “Não havia necessidade do Prefeito ocupar a Polícia, como se nós fôssemos bandidos”, disse.
A ação de remanejamento do material utilizado nas oficinas esta sendo executado por agentes da secretária de Meio Ambiente, com o auxílio de reboques contratados pela Prefeitura. A Polícia Militar esteve acompanhando todo o processo.
DSC_0264
DSC_0335

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.