Veneziano fala da relação de Ricardo com o PMDB: “As diferenças ainda existem”

31 janeiro
O deputado federal da Paraíba Veneziano Vital do Rego (PMDB), declarou ao Nordeste1 em entrevista em Campina Grande nesta quinta-feira (29), que em seu mandato priorizará temas de interesses nacionais como a reforma política e a reforma tributária, além das reivindicações feitas pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para o estado.
Veneziano demonstrou preocupação com a relação do Governo Federal com estados e municípios. “Os estados e municípios não podem ficar dependentes da ajuda de final de ano, como geralmente se costuma fazer com o aumento de 1% do FPM (Fundo de Participação dos Estados) e FPE (Fundo de Participação dos Estados). Nós queremos algo regular e definitivo”, explicou.
Sobre a relação com Ricardo Coutinho, o deputado disse as reivindicações feitas por ele serão pautas do dia-a-dia em seu mandato. “Eu já falei pro governador Ricardo, que passará a ter acesso por meio do nosso gabinete, as reivindicações que são próprias do estado”.
Vené ainda ressaltou a importância de alguns projetos de Coutinho para o estado. “São projetos importantes, que eu sei que o Governador tem em mente, como Centro de Convenções de Campina Grande, como o é o caso da duplicação da BR de Campina Grande à Cajazeiras, nós temos que fortalecer a aviação estadual, a necessidade de ampliarmos a Universidade Federal para Guarabira”, exemplificou o deputado.
Questionado sobre a transição do PMDB da Paraíba, de opositor a aliado do Governo Ricardo, Veneziano disse que a decisão foi natural, uma vez que os candidatos do partido ao governo não chegaram ao segundo turno. “Se nós tivéssemos ido ao segundo turno os nossos candidatos continuariam a ser Vitalzinho e Roberto Paulino – não fomos, tínhamos que fazer uma escolha”, explicou o deputado reforçando que a conjuntura nacional também contribuiu para o apoio.
“Ricardo Coutinho, que votou em Dilma, portanto, votando em nosso presidente do PMDB, qual era o comportamento se não esse?”, destacou o deputado que também reforçou a incompatibilidade que seria um apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB). “Se a decisão fosse outra, como se explicaria depois de 30 anos de uma vida pública de contendas, de rivalidade com Cunha Lima, votar em Cunha Lima?”, questionou Vené.
Ele ainda reconheceu que ainda existem diferenças entre o partido e o Governador. “As diferenças existiram e ainda existem, o que eu quero e que é o sentimento do governador é que nós nos aproximemos”, disse.
Veneziano afirmou que os problemas do estado já são conhecidos pelo governador e pela população . “Ele precisa continuar investindo na área de segurança, por que sabe das debilidades que ainda temos, Ricardo sabe das debilidades que temos na área da saúde, eu não preciso dizer além do que ele bem sabe e além do que é o sentimento geral do povo da Paraíba”.
Ele negou que a relação do PMDB com o Governo tenha qualquer interesse em trocas de cargos públicos. “Quando nós fomos definir o apoio ao Governador não foram definidos espaços que o PMDB ocuparia”, disse.
Joab Freire com Digenilson Silva, do Nordeste1.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.