Acidente aéreo em Taiwan mata ao menos 31 pessoas

05 fevereiro
Um acidente aéreo matou ao menos 31 pessoas em Taiwan nesta quarta-feira. O avião da companhia TransAsia, com 53 passageiros e cinco tripulantes, caiu no rio Jilong em Taipé, a capital do país, após realizar uma manobra brusca e atingir um viaduto, por razões ainda desconhecidas. Pelo menos outras quinze pessoas estão feridas e há doze ainda não localizadas, segundo as últimas informações da rede CNN.
As equipes de emergência transferiram os feridos para quatro hospitais próximos, enquanto os trabalhos de resgate continuam, pois, aparentemente, ainda há passageiros presos na fuselagem da aeronave. As equipes que estão no local estão tentando resgatar as pessoas de dentro da aeronave através de um buraco na fuselagem, por onde também estão injetando ar para evitar que o avião afunde.
Neste momento, mais da metade do avião está submersa, segundo as imagens divulgadas por emissoras de televisão locais. A parte dianteira, onde se encontra a cabine dos pilotos, está incrustada no fundo do rio. O acidente ocorreu por volta das 11h00 locais (1h00 de Brasília) e as equipes de emergência chegaram rapidamente ao local com veículos e lanchas, para prestar socorro.
Entre os passageiros, estava um grupo de 31 turistas da China continental, da província de Fujian, segundo a agência oficial chinesa Xinhua. O avião, um bimotor turboélice ATR-72 de fabricação franco-italiana, tinha menos de um ano de uso e passou por sua última revisão no dia 26 de janeiro, segundo confirmou um representante da Autoridade de Aviação Civil da ilha.
A aeronave caiu no rio pouco após decolar do aeroporto de Taipé com destino a Jinmen, um arquipélago a oeste de Taiwan. Algumas filmagens e fotografias feitas por testemunhas do acidente começaram a circular na internet [confira abaixo] e mostram o avião realizando uma manobra muito brusca sobre o viaduto antes de cair no rio. Na queda, o avião tocou em um táxi com a ponta da asa esquerda antes de se chocar contra a água. O motorista do táxi e uma passageira ficaram feridos e foram transferidos para um hospital próximo, mas estão fora de perigo.
Segundo testemunhas, o piloto tentou retomar o controle do voo antes do avião se chocar com a ponte. O piloto do avião enviou três mensagens para a torre de controle indicando situação de extremo perigo pouco após decolar do aeroporto Songshan, em Taipé, informou a Administração de Aviação Civil de Twaian, que já iniciou uma investigação sobre as causas do acidente. O local do acidente está a apenas cinco quilômetros da pista de decolagem, segundo a agência taiwanesa CNA.
Trata-se do segundo acidente envolvendo essa companhia aérea taiwanesa em menos de um ano, depois que 48 pessoas morreram em julho do ano passado na queda de um avião do mesmo modelo. Naquela ocasião, a aeronave se acidentou quando precisou realizar um pouso de emergência nas ilhas Penghu por causa das más condições atmosféricas devido à passagem do tufão Matmo.
Vídeo: A queda do avião da TransAsia
Nordeste1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.