A verdade sobre o Dia da Mentira

01 abril
No dia 1° de abril, também conhecido em vários países do mundo como o dia da mentira, as brincadeiras, engodos, trotes, são comuns e tomam conta das redes sociais. Fácil e às vezes com auxílio de algumas ferramentas, é comum aos internautas hoje compartilhar mentiras que parecem notícias verdadeiras para enganar os amigos mais desatentos.
Mas você sabe porque 1° de abril é conhecido como o dia da mentira?
Há muitas explicações, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França, no começo do século XVI, quando o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1° de abril; quando em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los e enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries e o dia 1° de abril conhecido como o dia do engodo, do engano, da mentira.
No Brasil, o 1° de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou um jornal de nome “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro; a falsa notícia causou um verdadeiro alvoroso na corte até ser desmentida no dia seguinte. “A Mentira” circulou pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores do reino para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Principiado como uma forma bem humorada de protestar contra os desmandos do monarquia no Brasil; ainda hoje o dia da mentira é comumente usado para difundir notícias falsas. Nas redes sociais nem sempre é fácil identifica-las, muitos se irritam, mas há também aqueles que admitem cair nas brincadeiras. Embora o dia de hoje seja “oficialmente” conhecido como um dia para se fazer piadas, contar mentiras, as notícias falsas não são uma exclusividade apenas do 1° de abril. Quem nunca compartilhou uma informação e depois se surpreendeu ao descobrir que a notícia era falsa, que atire a primeira pedra.
Pery Camilo,especial para o Nordeste1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.