Cadê o vermelho? Arbitragem gera polêmica na semi entre Vasco e Flamengo

13 abril

João Batista Arruda aplicou dez cartões amarelos no clássico, mas não tirou o vermelho do bolso (Foto: André Durão/Nordeste1)






O primeiro jogo da semifinal entre Flamengo e Vasco terminou empatado sem gols, neste domingo, no Maracanã. Mas além da atuação dos times, um assunto fez parte da pauta de jogadores, técnicos e torcedores: os lances polêmicos que poderiam ter causado expulsões durante o clássico.
E a atuação do árbitro João Batista de Arruda foi questionada na parte disciplinar.
Logo aos 10 minutos de jogo, Jonas deu uma forte entrada em Gilberto, com um chute que atingiu o rosto e o ombro – quase pescoço – do atacante cruz-maltino. Arruda deu cartão amarelo, os jogadores vascaínos cercaram o árbitro, os do Flamengo tentaram conter as reclamações. Temendo a expulsão do volante, pouco depois Vanderlei Luxemburgo o tirou para a entrada de Everton. Nas redes sociais, torcedores vascaínos ironizaram e rotularam a entrada como um golpe do “Karatê Kid”, filme de sucesso na década de 80.
Aos quatro minutos do segundo tempo, depois de o jogo ter sido parado no ataque rubro-negro, Wallace acertou um chute na canela de Rodrigo. O juiz puniu com amarelo. Pouco depois, Marcelo Cirino entrou forte, de sola, na canela direita de Guiñazu. Os jogadores do Vasco chiaram. João Batista de Arruda advertiu novamente com cartão. Mas não o vermelho.
Já aos 19 minutos da etapa final, Dagoberto, com as duas mãos fechadas, deu empurrão forte em Bressan, pelas costas. O árbitro não viu. Por fim, aos 42, mais um lance que gerou discussão: Cirino ganhou de Luan na corrida, ia em direção à área, mas foi puxado por trás pelo adversário. O juiz marcou falta e aplicou novamente apenas o amarelo.
Ao término do jogo, Vanderlei Luxemburgo e Doriva comentaram a arbitragem.
– Acho que o árbitro não foi bem, como foi no outro clássico, mas não sei que tipo de vantagem levaríamos com a expulsão do jogador do Vasco (Luan). Se pensarmos assim, o Jonas também poderia ter sido expulso, e tenho que conversar com ele pela entrada imprudente.Tirei o Jonas em seguida ao lance e botei o time para cima do adversário. Fiquei preocupado pela imprudência do Jonas. Ele não é violento, mas é imprudente. Temos que ensinar para ele. Joga muita bola, mas que tem que jogar bola. Se o árbitro tivesse mal intencionado, com alguma coisa armada, ele não o colocaria para fora? Vamos deixar essa coisa de lado e não colocar mais peso num Vasco e Flamengo. Tudo faz parte do jogo de futebol – disse Luxa.
O comandante vascaíno acredita que o resultado poderia ter sido outro.
– Houve alguns erros (de arbitragem) que, no meu ponto de vista, poderiam mudar o rumo da partida, circunstâncias que não cabem a mim comentar.
No total, o árbitro João Batista de Arruda aplicou dez cartões amarelos, sendo seis para o Flamengo, quatro para o Vasco. Não houve nenhuma expulsão.

GE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.