'Quando eu virei, minha casa estava no meio da rua', diz moradora de SC

21 abril

“Quando eu virei a esquina minha casa estava no meio da rua, daí eu olhei para o terreno e ela não estava mais”, disse uma moradora de Xanxerê, que teve a residência de madeira arrastada pelo tornado que atingiu a cidade na tarde de segunda (20).
A casa dela só parou de se deslocar pois colidiu com um muro. "Destruiu tudo, mas a nossa vida é o mais importante, né? E os materiais a gente faz de novo, né?", afirmou a vítima.
"Uma cena de guerra", disse o prefeito da cidade de Xanxerê, Ademir Gasperini. "Tem muitos feridos, muitas pessoas com mãos e pés amputados. Uma cena que eu nunca sonhei passar por isso". A cidade recebe desde a noite de segunda apoio de equipes do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Guarda Municipal. As equipes trabalham em  rondas e  vigia.

Casa foi parar no meio da rua (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Casa foi parar no meio da rua (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)

Os moradores seguem assustados. “Parecia filme. Do nada, eles [os ventos] foram levando”, disse a professora Katiane de Moura.
Na manhã desta terça (21), os desabrigados estão em uma escola municipal. O ginásio municipal, que em situações de calamidade poderia servir para auxiliar, foi destruído. No momento dos fortes ventos na segunda, 30 crianças estavam no ginásio.
"O vento vinha bem forte e começou a quebrar os vidros. Daí começou a tremer o chão e ginásio foi pra baixo" disse a estudante Letícia Arno, que conseguiu sair a tempo do ginásio. A mãe diz do desespero que sentiu. "A gente pensou que ela estava morta. Era desesperador a cena que vimos", disse Gilvânia Arno.

Fortes ventos deixaram rastro de destruição em Xanxerê (Foto: Reprodução/RBS TV)
Fortes ventos deixaram rastro de destruição em Xanxerê (Foto: Reprodução/RBS TV)

Mortos e feridos
Duas pessoas morreram conforme o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da cidade. Pelo menos 500 casas foram danificadas e aproximadamente 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão.
Dados iniciais do Corpo de Bombeiros indicam que aproximadamente 120 pessoas ficaram feridas, sendo que cerca de cinco tiveram lesões mais graves. O número final não havia sido contabilizado até a publicação desta reportagem.
Estragos
Em alguns locais, os telhados chegaram a ser arrancados. Paredes, postes e árvores caíram com a força dos ventos. Pelo menos uma casa foi arrastada pela ventania. Entre seis e sete bairros foram atingidos, conforme a Defesa Civil. Um ginásio desabou.
Portal do Júlio

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.