Mais de 500 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo em 2015

29 setembro

Dados são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Quase 383 mil desembarcaram na Grécia e 129 mil na Itália.

Mais de meio milhão de migrantes e refugiados chegaram à Europa depois de atravessar o Mediterrâneo desde o início do ano, anunciou nesta terça-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Do total, quase 383 mil desembarcaram na Grécia e 129 mil na Itália. Ao mesmo tempo, 2.980 migrantes morreram ou desapareceram durante a travessia, segundo o Acnur.
Em 2014, quase 3.500 pessoas morreram ou foram consideradas desaparecidas no Mediterrâneo.
De acordo com o Acnur, 515.000 migrantes e refugiados cruzaram este ano o Mediterrâneo. Do total, 54% são sírios e 13% afegãos, que tentam fugir dos conflitos em seus países.
Na Grécia, 71% dos migrantes que chegaram às ilhas de Kos, Lesbos e Leros são sírios.
Apesar dos esforços da operação europeia de busca e resgate Frontex, que salvou dezenas de milhares de vidas este ano, o Mediterrâneo continua sendo a via mais letal para os refugiados e os migrantes, segundo a ONU.
Na semana passada, os países europeus aprovaram a distribuição de 120.000 migrantes entre os Estados membros da UE e uma ajuda financeira aos países vizinhos da Síria, que recebem milhões de refugiados.
Mas a ONU fez um apelo aos dirigentes europeus para que façam mais para enfrentar o maior fenômeno migratório na Europa desde 1945.
Refugiados sírios usam smartphones para tirar selfies após chegarem de bote a uma praia na ilha de Lesbos, Grécia. Do total estimado em 432.761 migrantes que adentraram a Europa pelo Mediterrâneo, avalia-se que a metade tenha sido de refugiados da Síria (Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters)Refugiados sírios usam smartphones para tirar selfies após chegarem de bote a uma praia na ilha de Lesbos, Grécia (Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters)
G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.