ENERGIA ELÉTRICA E GASOLINA DEVEM AUMENTAR AINDA ESTE ANO, DIZ BC

01 novembro
O preço da energia elétrica deve subir 51,7% neste ano, Segundo estimativa divulgada pelo Banco Central ontem. A previsão consta da ata da última reunião do Comitê da Política Monetária – realizada na semana passada, que manteve os juros básicos da economia estáveis em 14,25% ao ano.
Em setembro, a previsão do BC era de uma alta maior para a energia neste ano: de 49,2%. A estimativa de alta no preço da energia elétrica em 2015 reflete do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
O governo anunciou, no início deste ano, que não pretende mais fazer repasses à CDE – um fundo do setor por meio do qual são realizadoas ações públicas – em 2015, antes estimados em R$ 9 bilhões. Com a decisão do governo, as contas de luz dos brasileiros podem sofrer em 2015, ao todo, aumentos ainda superiores aos registrados no ano passado.
postogasolina511Para a gasolina, BC estimou um aumento no patamar um pouco inferir ao apontado em sentembro anterior do Copom. O BC projetava uma alta de 8,9% para a gasolina em todo este ano.
No começo de 2015, o governo anunciou aumento da tributação sobre a gasolia, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, do PIS e da Confins.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.