Aroldo Camelo de Melo lança livro de poesias em Guarabira

18 dezembro
Na noite desta quinta-feira (17), o escritor pilõezinhense Aroldo Camelo de Melo lançou, no Teatro Geraldo Alverga, o livro ‘Ruminâncias do tempo’.
Em 122 páginas, o livro apresenta dezenas de poemas eruditos que revelam o cotidiano do poeta em sua terra natal e sua vivência ao longo dos anos. Este é o terceiro trabalho do poeta paraibano, funcionário aposentado do banco Central do Brasil.
A obra literária foi apresentada pelo também professor e escritor Vicente Barbosa. A Doutora Maria Goretti Ribeiro, professora da Universidade Estadual da Paraíba, crítica literária, que prefaciou o livro, prestigiou o lançamento em Guarabira e considerou Aroldo, em sua fala, “um gênio na arte poética”.
Em pronunciamento, o autor foi às lágrimas ao lembrar de quando saiu de Guarabira por força da necessidade de lecionar em Campina Grande e por consequência, seguiu para Brasília onde lecionou na Universidade Católica do DF e trabalhou por 35 anos no Banco Central do Brasil. Aroldo declamou poesias existentes no livro e depois, gentilmente, atendeu a todos na noite de autógrafos.
O secretário de Cultura de Guarabira, Percinaldo Toscano, disse que a cidade abraço um filho que no DNA a poesia, a partir dos laços familiares com José Camelo de Melo Rezende. Intelectuais, artistas e estudantes prestigiaram o evento.
Antes, Aroldo publicou “Do homem ao computador” (1976) e “Nas asas do pavão misterioso” (2009), este último, referência ao seu tio, José Camelo de Melo Resende, um dos mais importantes poetas populares de todos os tempos e autor do clássico, “O Pavão Misterioso”.
Atuando na área de Ciências da Computação, Aroldo começou a escrever poemas aos 12 anos. “Minha principal influência naquele tempo foi Augusto dos Anjos”, revela. Apesar da referência familiar, Aroldo não faz poesia influenciado pela tradição popular. “Minha poesia é universal; não tem nada de regional”, explica.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.