103,9 mil focos do Aedes Aegypti e a dengue explode em 221 municípios da Paraíba

07 março
O Aedes aegypti ‘invadiu’ a Paraíba e fez os casos notificados de dengue explodirem. O plano de enfrentamento ao mosquito traçado pelo Ministério da Saúde envolvendo o Exército Brasileiro na visitação de casas revelou que o Estado tem 103.931 mil focos identificados em 221 municípios. Com tantos focos assim era impossível não haver uma disparada no crescimento dos casos da dengue. Ao todo já são 9.852 notificações este ano (janeiro e fevereiro), ou 738% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (1.175). São mais de seis casos notificados por hora. Oito mortes estão sendo investigadas.
“Diante destes dados, é de extrema importância traçar, executar e intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, numa parceria entre as gestões federal, estadual e municipal, com o envolvimento da população”, alertou a gerente executiva da Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.
O trabalho com o Exército vem sendo realizado nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

dengue gráfico
Municípios com mortes investigadas (2016)
Bayeux (1)
Caiçara (1)
Campina Grande (1)
João Pessoa (1)
Monteiro (2)
Pilões (1)
Sapé (1)
Municípios com casos de zika confirmados (2016)
Caldas Brandão
Campina Grande
João Pessoa
Municípios com casos de chikungunya confirmados (2016)
Coremas
Monteiro
João Pessoa.
Aplicativo Aedes na Mira – O Governo do Estado da Paraíba lançou no dia 16 de dezembro de 2015, um aplicativo nas plataformas Android e IOS para a população denunciar a presença de focos do Aedes aegypit, através de qualquer dispositivo móvel (celular, tablet, etc.).

correiodaparaiba

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.