“Pequeno exército” veste a camisa de Pilõezinhos

Finalmente o Raízes do Brejo chegou a Pilõezinhos.

Um pequeno exército anônimo entra em ação. Enfileirados ou não os soldados misteriosos estão por toda parte. São amantes da terra, apaixonados pela cultura local embalando boa vontade e ação num esforço gigantesco para colocar Pilõezinhos nos holofotes do mundo, em síntese, para ver Pilõezinhos brilhar durante a Rota Cultural Raízes do Brejo de 24 a 26 de novembro.
As mãos abnegadas não permitem perguntas pobres como: Qual é o seu partido? Em quem você votou? Quem está promovendo a festa? … Essas interrogações mesquinhas não estão à altura dos que levantam com zelo a bandeira da terra mãe.
O artesão nem acredita no que ele mesmo produziu. O adolescente em cena nem sabe o tanto de aplausos reservados pra ele. A moça não tem noção que representará o cordel mais badalado da humanidade. O menino, de viola na mão, nem sonha que seu acorde levará seus avós a lembranças adormecidas. Além de toda uma comunidade que se prepara para cantar, pela primeira vez, o seu hino oficial sem nunca tê-lo ouvido. O Raízes do Brejo em Pilõezinhos promete. Ensaio vem e vai, gente escreve e produz, emoção a flor da pele. Os envolvidos se doam, eles fazem com prazer e desejam fazer parte da história, é legado que passará para as gerações futuras.
A partir desta sexta-feira (24/11), quando será oficialmente declarado aberto o evento, até o domingo (26/11), a Rota Cultural será o maior palco histórico-cultural para mostrar os encantos e mistérios do município que produziu José Camelo de Melo Rezende, autor do Pavão Misterioso, João Pedro Teixeira, ícone das ligas camponesas, Sebastião da Silva, um dos maiores repentistas do Brasil, entre outros filhos ilustres.
A esperança é a de que esse projeto deixe raízes profundas na produção cultural local e que Pilõezinhos continue sendo nosso orgulho, nosso xodó.
Viva a magistral Pilõezinhos!
Viva a Rota Cultural Raízes do Brejo!

Rafael San

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.