Pilõezinhos encerra a 1ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo

27 novembro
Prefeita Mônica, a vice Risó e a secretária Marilene brindando o sucesso do Raízes do Brejo com os oito prefeitos e parceiros da Rota Cultural
A Rota Cultural Raízes do Brejo, idealizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, foi um projeto que propôs a algumas cidades a ideia de mostrar, através do evento, suas potencialidades culturais, gastronômicas, históricas entre outras peculiaridades que diversos municípios de Brejo da Paraíba possuem. Feito o convite, oito municípios da região aceitaram o desafio, e seus respectivos gestores, juntamente com suas equipes, se entregaram de corpo e alma com o intuito de realizar o melhor evento cultural que essas oito cidades já realizaram.
A Rota Cultural Raízes do Brejo teve início no município de Belém, passando posteriormente pelos município de Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e por fim chegando a solo pilõezinhense. A população de Pilõezinhos esperava ansiosa por esse evento que era algo novo e bem diferente de todos os que já foram realizados em nosso município. A equipe da gestão municipal, bem como grande parte dos munícipes, vestiram a camisa e levantaram uma única bandeira – a das nossas riquezas culturais, históricas e sociais. Pilõezinhos teve a chance de expor a potência da sua cultura e o calor acolhedor de seu povo para com todos os que se fizeram presentes no Raízes do brejo em nosso município.
Homenagem ao poeta e violeiro pilõeszinhense, Sebastião da Silva
Foi através da Rota Cultural Raízes do Brejo que Pilõezinhos teve a oportunidade de mostrar com mais ênfase as nossas riquezas culturais e históricas para toda nossa população e, especialmente, para os nossos jovens, onde estes se fizeram presentes realizando encenações nas quais foram enfatizadas histórias como a de João Pedre Teixeira – um mártir das Ligas Camponesas na Paraíba -, Sebastião da Silva – um dos maiores repentistas do País, premido em mais de 200 festivais e alcançando o primeiro lugar -, José Camelo de Melo – autor do cordel Pavão Misterioso, conhecido no mundo inteiro, cordel este que serviu de inspiração para novela, filme, enredo de escola de samba e até teses de doutorado e estudado em universidades não só do Brasil, mas também de outros países.
Homenagem ao poeta pilõeszinhense, José Camelo de Melo
A magia e encanto tomaram conta do palco da Rota Cultural Raízes do Brejo na sexta-feira (24), onde o público parou para assistir o espetáculo que foi preparado com o maior carinho para o nosso povo e para os nossos convidados. Ali naquela palco, naquela noite, o sentimento era um só: o nosso Pavão Misterioso e a nossa cultura eram verdadeiros encantos, eram mágicos, eram nossos, era de Pilõezinhos para o mundo.
Além das culturas expostas nas apresentações, o Raízes do Brejo também nos deu a oportunidade de contarmos para nossa população a origem do nosso nome e a fé incomparável do nosso povo. Pedro Correia Dantas intercedeu ao nosso padroeiro São Sebastião providências Divina para que, por meio de um milagre, as mortem que assolavam a população dessa terra cessassem. Alcançado o milagre, a promessa foi feita, e até hoje Piõezinhos tem uma das mais belas festas de padreiro do nosso estado da Paraíba.
A administração municipal priorizou os artistas da terra nos mais variados aspectos. Tivemos filhos da terra cantando e tocando dentro das nossas programações. O nosso cenário ao fundo do palco, representando por Creuza e Evangelista voando no Pavão Misterioso, foi um trabalho feito por um dos nossos filho da terra, Isaias, que reside na zona rural de Pilõezinhos, uma pintura que durou quase 48 horas de trabalho, resultando em um incrível e verdadeira obra de arte. Tivemos, também, show de calouro para dar oportunidade aos filhos de Pilõezinhos, com premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocado, parte esta do evento que reuniu um grande número de pessoas que torciam, bravamente, por todos os que se apresentaram naquela noite de sábado. Dezoito radialistas filhos de Pilõezinhos também foram homenageados com a maior honraria do município: a comenda José Camelo de Melo Rezende.
Prefeita de Pilõezinhos, Mônica Cristina
A prefeita Mônica Cristina resumiu o sentimento de carinho e respeito que ela teve pelo evento dizendo:
“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, pois sem Ele nada seria possível. Agradeço, também, aos amigos prefeitos que toparam esse desafio e que, cada um deles, representou seu município da melhor forma possível. O Raízes do Brejo foi uma bênção para o nosso município, pois este conseguiu unir ainda mais esse povo que é tão rico em cultura. Na abertura do Raízes aqui em Pilõezinhos dava para ver o brilho nos olhos de quem assistia as apresentações, a morte de um homem que lutava pelos direitos dos trabalhadores, assim é o nosso povo – sinônimo de bravura. Como não se encantar com a música de Sebastião da Silva quando ele diz: “Pilõezinhos te saúde por seres meu berço amado, de mim tu mereces tudo que é bom, bonito e sagrado, ah meu Deus como eu queria que a minha poesia fosse a mais profunda prece, feita com grandeza extrema pra dedicar o poema que a minha terra merece”. O Pavão Misterioso é uma história incrível, foi mostrada apenas uma pequena parte daquilo que temos, e o nosso povo gostou, isso era notório. Só tenho que agradecer profundamente a minha equipe por ter se empenhando, vestido a camisa e lutado todos os dias para que o evento fosse um sucesso. Obrigado ao Fórum de Turismo do Brejo Paraibano por ter nos dado essa rica oportunidade, aos parceiros e colaboradores. Muito obrigada! Sou imensamente grata por tudo.
A prefeita Mônica entregando a lembrança do Raízes do Brejo ao padre Paulo Roberto
O Raízes do Brejo em Pilõezinhos teve seu término neste domingo (26), com uma missa em ação de graça na Paróquia São Sebastião em nosso município. Pois, foi lá os momentos finais de agradecimento a Deus pelo sucesso que foi o Raízes em Pilõezinhos.
Aqui encerramos a primeira edição da Rota Cultural Raízes do Brejo 2017. Nosso povo, sem dúvidas, já está com saudade. E por aqui ficamos lhe esperando, Raízes do Brejo! Até o próximo ano. Até 2018!



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.