Brincadeira ou desabafo?: Oito judas são confeccionados usando rosto do Prefeito de Marí

25 abril
Ano após ano, a brincadeira de "malhar o Judas" é tradicionalmente realizada em todo o Brasil. Geralmente, figuras do meio político ou que tenham sido protagonistas de escândalos e polêmicas são escolhidos para dar rosto aos bonecos montados com roupas velhas e recheados de retalhos de pano e outros materiais. Na cidade de Mari não é diferente e desde o ano passado, o Prefeito da cidade tem sido o escolhido pelos populares para dar rosto aos bonecos que são rasgados e "espancados" tradicionalmente durante a noite da sexta-feira santa. Na última sexta (22), dentre os tantos bonecos espalhados em vários pontos da cidade, 8 (oito) deles eram "inspirados" no Prefeito Antônio Gomes. O que aparece na foto acima, estava no bairro Pasto Novo, cuja foto foi enviada por um leitor do blog. As informações são de que um outro "Judas" teria sido confeccionado com o rosto de um antigo Ex-Prefeito da cidade, porém, não obtivemos a foto.

A brincadeira não tem sido bem aceita, tendo em vista as informações de que a reação do próprio Prefeito e de alguns familiares, foi de repúdio. Uma reação vista no ano passado, quando um "Judas" também foi confeccionado com o rosto do Prefeito Antônio Gomes, o qual teria pedido que a polícia fizesse a apreensão do boneco - fato este que também virou motivo de piadas, já que o boneco foi levado para a delegacia e logo após, um outro político teria "advogado" para a "soltura" imediata do mesmo e a garotada saiu nas ruas comemorando a "libertação do Judas". O fato foi motivo de piada na rádio da cidade durante uma semana inteira.

A dúvida que fica é se o ato não passa apenas de uma brincadeira tradicional ou se vem como um desabafo popular, já que a figura do "Judas" tem sido ligada ao ato de trair e traição tem sido uma das palavras ditas nos quatro cantos da cidade, inclusive, escrita nas roupas de alguns dos bonecos.

Se no ano passado foi um só boneco e já causou tanto rebuliço, imaginem neste ano que foram oito! Mas, como dizem alguns populares, é uma brincadeira feita apenas uma vez por ano e o negócio é levar na esportiva.

Mari Fuxico

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.