Dilma lança edital para 12,5 mil bolsas de estudo no exterior
O orçamento do governo para 75 mil bolsas ultrapassa R$ 3,1 bilhões. Os recursos cobrirão passagem aérea, auxílio instalação, auxílio mensal, seguro saúde e, em alguns casos, as taxas da universidade estrangeira. O benefício é destinado a estudantes de pesquisadores das áreas de exatas e engenharias.
Na primeira fase do programa, os estudantes selecionados serão direcionados para estudar em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. Mil e quinhentos candidatos já foram selecionados em caráter experimental para curso de graduação na modalidade sanduíche em universidades americanas.
Victor Girotto faz parte do grupo e deve embarcar já no início de janeiro para o Arizona. Ele estuda Ciência da Computação em uma universidade privada em Brasília e acredita que a experiência no exterior vai contribuir para sua carreira.
"A gente sempre escuta de pessoas que estão no mercado como uma experiência internacional é importante. Tenho certeza que esse ano fora vai contribuir positivamente para minha postura no mercado", avaliou o estudante.
O período de inscrição para as novas bolsas é de 13 de dezembro até 15 de janeiro do ano que vem. Para se candidatar, o estudante deve atender aos requisitos definidos por edital de seleção. Os candidatos devem ter fluência comprovada no idioma do país pretendido. Para mais informações, o portal do programa é www.cienciasemfronteiras.gov.br .
Terra
Nenhum comentário: