FIM DE ANO NO RIO.

24 dezembro
Mesmo sem tempo para ensaiar, Stevie Wonder e Gilberto Gil prometem um belo espetáculo em Copacabana
POR Kamille Viola
Rio -  Eles sobem ao palco para uma apresentação que tem tudo para ser memorável. Logo mais, na Praia de Copacabana, Stevie Wonder e Gilberto Gil cantam juntos de novo. Eles não ficavam lado a lado no palco desde 1995, quando fizeram três inesquecíveis shows no Brasil. “Ele me chamou para participar dos shows dele, foi a última vez que cantamos juntos”, diz Gil.
Os dois se conheceram há 35 anos, na África. “Fui participar de um festival de artes negras, em Lagos, na Nigéria. Fomos apresentados no Shrine, casa de shows do Fela Kuti (músico nigeriano que inventou o afrobeat), por ele, que tocava toda noite lá”, lembra Gil. “Depois eu fiz a versão de ‘I Just Called to Say I Love You’ (que virou ‘Só Chamei Porque te Amo’) e nos encontramos em Washington. Ele me chamou para participar de uma excursão dele”, conta.
Stevie Wonder e Gil não tiveram tempo de ensaiar, mas prometem um belo espetáculo | Foto: Divulgação
Stevie Wonder e Gil não tiveram tempo de ensaiar, mas prometem um belo espetáculo | Foto: Divulgação
Fora dos palcos, Stevie e Gil também se encontrariam no documentário ‘Tempo Rei’ (2006), sobre o baiano, em que aparecem fazendo uma releitura de ‘Desafinado’, de Tom Jobim. Em 2006, o americano veio ao Brasil a convite de Gil, para participar da 2ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, em Salvador, na Bahia, ficando três dias por lá. No ano passado, Stevie Wonder chegou a chamar Gil para participar de sua apresentação no Rock in Rio, mas não foi possível.
DESENCONTROS
“Eu tinha chegado de viagem muito cansado. Mas estive com ele no dia seguinte ao show, passei a tarde com ele no hotel. Me mostrou uma música nova que estava fazendo, falamos um pouco de voltar a cantar... Dois meses depois, surgiu a ideia de fazer o show na praia”, afirma. “Recentemente, nos falamos por telefone, quando se decidiu que ele viria fazer esse show na praia. Mas estava muito ocupado com a campanha do Obama, se deslocando quase que diariamente. Tivemos muita dificuldade para definirmos alguma coisa.”
Com a filha no palco
Uma coisa é certa: Gil abre a noite com um espetáculo de uma hora de duração (que conta com a participação de sua filha Preta), a seguir acontece o show de Stevie Wonder. Em seguida, eles farão alguns números juntos, numa apresentação que promete atrair uma multidão para a Praia de Copacabana.
“É uma data especial, o Natal, é um projeto que visa oferecer entretenimento para o grande público, num local emblemático do Rio de Janeiro, que é a Praia de Copacabana”, analisa Gil. “Ele é um dos maiores nomes da história da música popular mundial, admirado e apreciado no mundo inteiro. Fico feliz que ele tenha se sensibilizado e aceitado fazer esse show”, conta o baiano, que se apresentou no local pela última vez em 2007, quando participou da gravação do DVD ‘Coisas de Jorge’.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.