Fé e Polêmica: Pirpirituba - PB

31 maio

Fé e Polêmica: Entenda situação que envolve o Cruzeiro da Paz

Fundado em 29 de Junho de 1945, pelo Padre Moises, ex-vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Pirpirituba, o “Cruzeiro da Paz” com o passar dos anos foi ficando esquecido, porém teve sua revitalização e reforma em 17 de Julho do ano de 2011 e passou a ser mais um ponto do turismo religioso da região do Brejo da Paraíba.
Localizado na conhecida “Pedra do Urubu”, pertencente territorialmente a Fazenda Frei Damião, do Engenheiro Civil Carlos Eduardo Maia Lins, o Cruzeiro passou a receber romeiros e fiéis que costumeiramente iam ao local para fazer orações, participar da celebração da Missa e ainda desfrutar da vista do local.
Imagens do santuário antes do problema
Imagens do santuário antes do problema
O local recebeu diversas imagens de santos católicos e ganhou ainda mais ares de religiosidade; caravanas de Borborema, Bananeiras, João Pessoa, Recife e Natal costumeiramente eram registradas no local. Santos de devoção popular tiveram suas imagens fixadas por toda parte do local que passou a ser preservado pelo senhor José Lourenço dos Santos, agricultor, conhecido por Zé Lourenço, que afirmava fazer a manutenção do ambiente após avisar ao responsável pela terra. Contudo o um fato chamou a atenção: o proprietário registrou um Boletim da Ocorrência (nº 57/2011) alegando invasão territorial e desmatamento de área preservada, além de construção indevida.
Segundo informações colhidas por nossa equipe, o proprietário do local aguardou uma atitude da Polícia ou Justiça e como esta não aconteceu no tempo que ele julgou demorado, furioso o engenheiro destruiu as imagens e acabou com as peregrinações.
Zé Lourenço disse a nossa equipe que o motivo da destruição seria porque a terra está sendo vendida e que o eventual comprador alegou que só fecharia a negociação se o local religioso fosse abolido. O agricultou disse que se soubesse do interesse de negociar o local, ele mesmo faria uma proposta de compra ou arrendamento.
Imagens do santuário depois do problema
Imagens do santuário depois do problema
Um abaixo assinado já coletou 500 assinaturas em um dia solicitando a reinstalação do Cruzeiro. As imagens foram todas danificadas e o que sobrou agora se encontra recolhido numa cocheira. Zé Lourenço lembrou que havia imagens que custaram R$ 2 mil reais, algumas delas construídas pelo próprio agricultor.
Nossa reportagem não conseguiu falar com o engenheiro, atual dono da terra onde está o agora antigo “Cruzeiro da Paz”.
Do Pirpirituba é Notícia
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.