Comandante das UPPs é ferido em confronto

16 fevereiro

Comandante das UPPs é ferido durante novo confronto entre traficantes na Rocinha. Segundo a PM, o coronel Frederico Caldas cortou a cabeça ao tentar se abrigar, mas moradores dizem que ele foi atingido por estilhaços de bala.


Carros do batalhão de Choque circulam pela Rocinha após tiroteios na Comunidade (Crédito: Agência O Globo)
RIO - O coronel Frederico Caldas, comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, se feriu durante um novo tiroteio registrado entre traficantes na Rocinha, no fim da manhã deste domingo. De acordo com com as informações da polícia, ele seguiu para a Rocinha junto com a Major Priscilla e a equipe da UPP no momento da troca de tiros. Segundo a versão da PM, ele escorregou e cortou a cabeça ao tentar se abrigar durante a troca de tiros. Moradores da comunidade, no entanto, refutam a versão da PM e afirmam que ele teria sido atingido por estilhaços. O coronel foi levado para o hospital da corporação e ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.
O novo tiroreio foi registrado na Rua 1 da Rocinha por volta das 11h. Desde o inicio da manhã policiais da UPP e do Batalhão de Choque realizam uma incursão na mata da região em busca de traficantes. Na Estada da Gávea, na altura da Rua dos Boiadeiros, há um taxi metralhado em frente a uma agência do Banco do Brasil. Uma viatura do 21º BPM também foi metralhada e levada para a base 2 da UPP da Rocinha.
O confronto entre traficantes na Rua do Valão, na Rocinha, trouxe pânico a moradores e provocou o fechamento do Túnel Zuzu Angel nos dois sentidos na madrugada deste domingo. Unidades da Polícia Pacificadora foram atacadas e dois geradores foram atingidos por tiros, deixando a comunidade sem luz. Por volta das 11h, as ruas próximas ao Largo do Boiadeiro, no início da comunidade, continuvam sem luz.
O comerciante Agenor Andrade reclama da demora da Light restabelecer a energia no local.
- Não é só quando tem tiro que falta luz aqui. Toda vez que tem um problema, a Light demora muito para nos atender. Estamos funcionando com gerador, mas como será mais tarde? - indagou o comerciante.

Em nota, a assessoria de comunicação da Light informou que a empresa já conseguiu acessar a comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, e está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia. Segundo a Light, as equipes continuam no local e alguns clientes já tiveram o fornecimento restabelecido, mas ainda não há um prazo para conclusão dos serviços, pois há muitos equipamentos danificados, entre transformadores elétricos e cabos de energia.
Briga entre traficantes começou em bar

Segundo policiais a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o tiroteiro entre traficantes começou por volta das 3h30m durante um pagode em um bar. Dois bandidos foram baleados e, para socorrer os comparsas, traficantes atacaram simultaneamente unidades da UPP na Rua Dois, Largo do Boiadeiro, Rua Um e entrada da Roupa Suja). Um carro da PM foi atingido por vários disparos.
Os traficantes atiraram em transformadores e fecharam o trânsito na curva do S, na Estrada da Gávea. Os dois baleados foram levados para a UPA na comunidade e depois transferidos para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Para fugir, os criminosos mandaram moradores atear fogo em pneus e lixo na entrada do Túnel Zuzu Angel, que ficou fechado ao tráfego e só foi reaberto pouco antes das 7h deste domingo.
Bandidos armados e encapuzados, segundo policiais da UPP, foram vistos tentando fugir pela Autoestrada Lagoa-Barra. Foi pedido reforço de policiais de outras UPPs e do 23º BPM (Leblon). O Bope foi chamado e chegou à Rocinha por volta das 5h.
Segundo uma moradora, que não quis se identificar, a confusão começou ainda no pagode. Garrafas foram quebradas em um bar e todos tentavam fugir do local, que já estava sem luz. Ainda de acordo com a moradora,

O globo Rio

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.