Cauda do avião da AirAsia é encontrada no Mar de Java

07 janeiro
A cauda do avião da AirAsia foi encontrada no fundo do mar a cerca de 30 km da última localização conhecida do voo 8501, informou a Agência Nacional de Resgate da Indonésia nesta quarta-feira. A descoberta pode significar um grande passo nas operações de busca, já que a cauda é a seção onde estão localizadas as caixas-pretas. Até o momento, 40 corpos foram recuperados.
— Encontramos a cauda que foi o nosso principal hoje — disse Fransiskus Bambang Soelistyo, chefe da agência.
A estrutura foi avistada por mergulhadores e por meio de submarinos robôs com câmeras, mas não foi retirada do oceano.
Soelistyo mostrou fotografias subaquáticas que mostram o letreiro da AirAsia sobre o objeto submerso, comparando-as com uma imagem de um Airbus A320-200 da AirAsia intacto.
Dez dias após a queda do avião, 40 corpos e destroços do avião foram retirados da superfície das águas de Bornéu, mas os ventos fortes e ondas prejudicaram os esforços dos mergulhadores para alcançar grandes pedaços de destroços detectados pelo sonar no fundo do mar.
Localizar a cauda vinha sendo uma prioridade porque os gravadores de voz da cabine e dados de voo que podem fornecer pistas sobre os motivos do acidente estão localizados na parte traseira do Airbus.
O avião mergulhou no Mar de Java em 28 de dezembro na rota entre Surabaya e Cingapura com 162 pessoas a bordo. O voo decolou num dia em que a companhia não tinha autorização para operar na rota Surabaya e Cingapura. A aeronave perdeu o contato com os radares após o piloto pedir permissão aos controladores de tráfego aéreo para mudar de altitude devido a uma tempestade.
O GLOBO

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.