Mais de 300.000 civis sem assistência básica no Sudão do Sul

11 maio

ONU anunciou a suspensão das atividades na região.

Conflito começou quando o presidente acusou o vice de tentar derrubá-lo.

Mais de 300 mil civis estão sem assistência básica no estado de Unidade, norte do Sudão do Sul, informou a ONU, que anunciou nesta segunda-feira (11) a suspensão das operações na região em consequência dos combates.
"As hostilidades no estado de Unidade obrigaram todas as organizações não governamentais e as agências das Nações Unidas a retirar os funcionários", disse o coordenador da ONU para o Sudão do Sul, Toby Lanzer.
"Mais de 300 mil pessoas estão sem assistência básica", completou Lanzer.
O conflito sul-sudanês começou em dezembro de 2013, dois anos após o país conquistar sua independência graças, entre outras coisas, ao apoio dos Estados Unidos. Os combates tiveram início quando o presidente Salva Kiir acusou Riek Machar, seu então vice-presidente, de tentar derrubá-lo.
Desde então, a guerra devastou a nação mais jovem do mundo causando dezenas de milhares de mortos e obrigando ao menos dois milhões de pessoas a abandonar suas casas. Mais da metade dos 12 milhões de habitantes necessitam de ajuda para sobreviver, segundo a ONU, que acolhe 100.000 pessoas em seus campos de deslocados.
G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.