IMPRESSORA 3D CRIA CRÂNIO PARA MENINA COM HIDROCEFALIA E SALVA VIDA DE MANEIRA INÉDITA

19 julho
Uma das histórias mais comoventes dos últimos tempos vem da China e só é possível graças à utilização de uma impressora 3D. Uma criança de três anos se tornou a primeira pessoa do mundo a ter todo o crânio reconstruído por um desses aparelhos.
Han Han sofria de hidrocefalia, uma doença que gera acúmulo de líquido no crânio, fazendo sua cabeça crescer até quatro vezes mais do que o tamanho normal. Foram 17 horas de cirurgia nesta quarta-feira (15) para que três peças de titânio substituíssem o crânio.
E a impressora 3D salvou a vida de Han Han na última tentativa possível. Isso porque a cabeça da criança já estava 85% cheia do líquido, o que danificava funções essenciais como o fluxo de sangue. Por conta do peso da cabeça, a criança sequer levantava da cama havia um ano.
Com custo aproximado de US$ 80 mil (aproximadamente R$ 240 mil), a cirurgia só foi possível graças a milhares de doações que a família recebeu. A família procurou doadores desesperadamente após médicos indicarem que o crânio da menina poderia romper a qualquer momento por conta da doença.
A situação de Han Han antes da cirurgia era extremamente crítica
A operação foi bastante complexa e começou com a remoção do couro cabeludo e do crânio da menina. O cérebro foi reposicionado e o líquido em excesso drenado. Então entrou em cena a impressora 3D, que foi utilizada para criar um crânio de liga de titânio especialmente configurado para a cabeça de Han Han.
A operação foi um sucesso e, claro, deixou a família completamente emocionada. Agora, os implantes acompanharão o crescimento sendo rodeados pelos ossos da criança, reforçando a parte superior do crânio. Han Han passa bem e já inicia no hospital o longo processo de recuperação pelo qual passará.
Do Yahoo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.