Secretaria da Assistência Social realiza 1º Festival de Capoeira de Pilõezinhos

24 setembro
Foi realizado, na tarde do último sábado (22), no Auditório Maria Margarida, da Escola Marlene Alves, o 1º Festival de Capoeira do município de Pilõezinhos. O evento reuniu capoeiristas de vários municípios da região, e exemplo de Guarabira, Sapé, Alagoinha, Itapororoca, Belém, Bananeiras, Solânea e Pilõezinhos.

Organizado pelo monitor Roberto Monteiro (Preto) e pela equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Pilõezinhos, e com a supervisão do mestre Hailton, diversos alunos realizaram o batizado e receberam a corda e o certificado pela conquista de uma nova graduação. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas cores de cordas ou cordéis atados na cintura do jogador.
Monitor Roberto Monteiro (Preto)
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Ao final do evento o monitor Roberto (Preto) agradeceu a presença de todos, ao apoio dos demais capoeiristas e, também, o incentivo que é oferecido pela Prefeitura de Pilõezinhos e, em especial, pela Secretaria da Assistência Social.
Da assessoria
Prefeitura de Pilõezinhos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.