Sebastião da Silva e Moacir Laurentino aumentaram meu tanto de saudade

08 novembro

Seguindo a voz do coração e a minha aptidão por contar histórias, resolvi refazer os passos de poetas que marcaram minha geração, especialmente dos cidadãos de Pilõezinhos/PB. Mas, não fui sozinho, envolvi outros amantes de belas histórias e aventuras: Marcileide (minha esposa), Jaelson Monteiro, José Neto, Aline Meireles e Mônica Cristina (atual prefeita). A razão para envolve-los é simples: “sozinho poderia chegar mais rápido, mas acompanhado, certamente, chegaria mais longe”. Uma pesquisa tão profunda não pode ser contaminada por egoísmos e personalismos, ao contrário, deve ser pública e bem contada para as futuras gerações. Sou grato a Deus por existir pessoas que ainda se interessam por temas dessa ordem.
Escolher o roteiro foi fácil. Precisaríamos olhar nos olhos da maior dupla de repentistas da história e assim aconteceu. Seguimos para Campina Grande/PB e Caicó/RN para encontrar Moacir Laurentino e Sebastião da Silva, respectivamente.
Fomos conferir as investidas do tempo contra os cantadores e lá encontramos dois resistentes, poetas que lutam contra a implacável ação do calendário e do relógio. Experiência escondida em seus cabelos brancos. Quando lembram o tempo de ouro que viveram, choram. Quando tentam cantar, nem sempre é possível. Só emoção! Porém, seguem sorrindo, vibrando e emocionando pelo excelente lastro que deixaram.


Moacir está aposentado pela Ordem dos Músicos do Brasil

Moacir, recentemente vítima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral, está recuperado e continua fazendo cantorias. Já Sebastião, deixou de nos encantar nos palcos para nos emocionar em sua casa. O velho Tião, como é carinhosamente chamado, pronuncia algumas palavras e sussurra canções do seu repertório.
Bem cuidada e amada pelos familiares, a dupla continua arrancando aplausos.
O material apurado é valioso e tem potencial de exposição em qualquer tempo da história. O Raízes do Brejo, em Pilõezinhos, de 23 a 25 de novembro, contará essa emoção com detalhes. Por hora, peço permissão para ainda degustar o momento vivido.
A equipe permanece anestesiada! Não queremos deixar essa adrenalina passar, ela mexeu com todos e foi maravilhoso. Sebastião da Silva e Moacir Laurentino aumentaram meu tanto de saudade
 Campina Grande - PB,. Moacir Laurentino (Uma lenda viva)
Caicó RN. O pilõezinhense e violeiro Sebastião da Silva.
Rafael San – ManchetePB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.