Paróquia da cidade de São Bento adere ao sistema solar e gera sua própria energia

31 julho
Umas das opções no vasto campo das práticas ecologicamente corretas é a energia solar, que é ofertada de graça todos os dias através do sol, abundante nas regiões do semiárido brasileiro. Foi pensando assim em melhor aproveitar toda essa energia que está ai colocada a nossa disposição, que o pároco de São Bento, Padre Ernaldo José de Sousa, aderiu ao projeto e falou do que o motivou ainda mais para esta decisão. “O intuito é de reduzir os custos operacionais e também trabalhar com uma energia simples e renovável, a igreja está aderindo ao uso das energias renováveis, uma tendência que em muitos lugares do mundo já é comum, mas em várias partes do Brasil ainda é uma realidade distante”. disse.
A Paróquia de São Sebastião em São Bento-PB, na Região Geográfica Imediata de Catolé do Rocha-São Bento, conhecida como a “Capital Mundial Das Redes”, aderiu ao Projeto Paróquia Solar. O templo religioso está dando exemplo e inaugurou no último domingo (28) de julho, o processo de instalação de placas fotovoltaicas, para a captação dos raios solares que os transformam em energia limpa. A instalação na congregação foi feita pela empresa Smart Sun Energia Solar. A potência instalada é de 28,29 KWP. Ao todo foram 82 placas instaladas.
Presente ao evento que contou, ainda, com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, a Frente Por Uma Nova Política Energética Para O Brasil e Cáritas Brasileira, o coordenador do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), advogado César Nóbrega.
Sobre os avanços no campo dos recursos renováveis, César falou do incentivo e das motivações para que a paróquia aderisse ao sistema.

“Atendendo ao apelo do Papa Francisco, contido na Carta Encíclica Laudato Si, sob o cuidado da casa comum e aderindo ao Projeto Paróquia Solar, de responsabilidade do Comitê de Energia Renovável do Semiárido, a igreja São Sebastião da cidade de São Bento dá o incentivo. A energia solar é limpa e sustentável. Nesse caminho, a Igreja Matriz de São Bento agora gera a sua própria energia, com uma economia de R$ 44.081,73 anual sobrando dinheiro para investir ainda mais na evangelização do povo que lhe é confiado”.
E a propósito de toda essa preocupação com o uso da energia limpa no mundo e diante dos impactos ambientais, sociais e econômicos, um importante evento está sendo organizado e deverá ocorrer no próximo dia 15 de agosto, no Instituto Federal da Paraíba no Centro, na Rua das Trincheiras, em João Pessoa. Para tanto estão sendo convidados ambientalistas, comunicadores, parlamentares e interessados na implantação de projetos de Energia renovável na Paraíba com parques eólicos e fazendas solares. A organização do evento é do Comitê de Energia Renovável do Semiárido – CERSA e Rede ODS Paraíba.
polemicaparaiba

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.