Pesquisadores conseguem curar diabetes tipo 1 em ratos

09 março
Foto: reprodução LABORATÓRIO MILLMAN
Uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis,  nos EUA, acaba de mostrar que é possível curar o diabetes tipo 1 em camundongos, em apenas algumas semanas.
Os cientistas responsáveis pelo projeto usaram células-tronco humanas para controlar a doença por pelo menos nove meses e até um ano.
Os pesquisadores converteram células-tronco humanas em células produtoras de insulina e demonstraram em camundongos que os níveis de açúcar no sangue podem ser controlados e o diabetes curado por nove meses.
As descobertas foram publicadas na revista Nature Biotechnology.
“Esses ratos tinham diabetes muito grave com leituras de açúcar no sangue de mais de 500 miligramas por decilitro de sangue – níveis que podem ser fatais para uma pessoa – e quando damos aos ratos as células secretoras de insulina, em duas semanas seus níveis de glicose no sangue voltaram ao normal e permaneceram assim por muitos meses ”, disse Jeffrey R. Millman, PhD , professor assistente de medicina e engenharia biomédica da Universidade de Washington.
Como
Os mesmos pesquisadores descobriram como converter células-tronco humanas em células beta pancreáticas que produzem insulina, que controlam o açúcar no sangue com mais eficácia.
“Um problema comum quando você está tentando transformar uma célula-tronco humana em uma célula beta produtora de insulina – ou um neurônio ou uma célula do coração – é que você também produz outras células que não deseja”, disse Millman.
“No caso de células beta, podemos obter outros tipos de células do pâncreas ou células do fígado”.
A técnica tem como alvo o andaime interno das células, chamado citoesqueleto.
O citoesqueleto é o que dá à célula a sua forma e permite que ela interaja com o ambiente circundante, convertendo sinais físicos em sinais bioquímicos.
É importante ressaltar que a nova técnica funciona de maneira eficiente em células-tronco de várias fontes diferentes, expandindo bastante a capacidade dessa técnica no estudo de doenças.
“Conseguimos produzir mais células beta, e essas células funcionaram melhor nos ratos, algumas das quais permaneceram curadas por mais de um ano”, disse Millman. ”
Testes em humanos
Ele explicou que ainda há muito a ser feito antes que essa estratégia possa ser usada para tratar pessoas com diabetes.
Eles precisarão testar as células por longos períodos de tempo em modelos animais maiores.
Também terão que automatizar o processo para produzir células beta que possam ajudar as milhões de pessoas que atualmente precisam de injeções de insulina para controlar seu diabetes.
Por isso, a pesquisa continua.
Com informações da Medicine

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.