ASSISTA! Pessoas vacinadas contra covid-19 podem infectar outras, diz OMS.

19 fevereiro

 Maioria dos ensaios clínicos mostram que imunizantes protegem apenas contra o desenvolvimento de formas graves da doença.

Pessoas vacinadas deverão continuar mantendo medidas de segurança e higiene contra a covid (Foto: Reprodução/Freepik)
A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou nesta sexta-feira (12) em entrevista coletiva que algumas pessoas vacinadas contra a covid-19 ainda podem contrair o vírus e, mesmo que não adoeçam, correm o risco de infectar outras.

CONFIRA! Pessoas vacinadas contra covid-19 podem infectar outras, diz OMS

"Se você tiver a vacina e contrair a doença, a carga viral é muito menor, portanto as chances de infectar outras pessoas também podem ser menores", afirmou Soumya. "Até sabermos mais, é importante que todos, mesmo que estejam vacinados, continue mantendo medidas de segurança: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e manter um distanciamento seguro."

A maioria dos ensaios clínicos mostrou que as vacinas protegem contra o desenvolvimento de formas graves da doença, mas não é certo que elas previnam completamente a infecção. "Nossa compreensão disso está evoluindo à medida que os diferentes estudos surgem."

Também estão em andamento estudos sobre imunidade após a infecção pelo vírus. A OMS recebeu relatos de pessoas sendo contagiadas pela segunda vez com uma das novas variantes.

O que é certo, segundo Soumya, é que após contair a covid-19, o paciente desenvolve anticorpos que duram ao menos seis meses. Além disso, é criada uma resistência celular contra células potencialmente afetadas, que, embora mais difícil de medir, pode durar anos.

Veja vídeo

Do R7
Publicada por F@F em 18.02.2021

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.